Da redação
De volta à Série A do Brasileiro após 16 anos, o Ceará estreou no Campeonato Brasileiro neste domingo com uma vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense de Muricy Ramalho, no Castelão. Esta foi a terceira derrota do técnico em três jogos no comando da equipe carioca.
Desta vez, porém, o time tricolor teve a dificuldade de jogar com um a menos em boa parte do jogo. Cássio foi expulso direto aos 33min do primeiro tempo após derrubar Geraldo dentro da área. O próprio meia se encarregou da cobrança do pênalti e marcou o único gol da partida.
Diante de excelente público no Castelão, Ceará e Fluminense fizeram um duelo equilibrado no início. Os visitantes assustaram em chute cruzado de Willians e com André Lima, que chutou para fora, com perigo, após boa jogada de Conca. Já os anfitriões quase marcaram em cabeçada de Misael.
Aos 33min, porém, veio o lance que mudaria o panorama da partida. Geraldo invadiu a área e foi derrubado por Cássio no momento em que partia para o gol. O árbitro Paulo César de Oliveira deu pênalti e ainda expulsou o zagueiro tricolor. Na cobrança, Geraldo fez paradinha, Rafael não foi na dele e defendeu, ams a arbitragem considerou que o goleiro se adiantou. Na segunda chance, Geraldo não perdoou.
Com um a menos, o Fluminense não mostrou força para buscar a igualdade na etapa final. Já o Ceará ainda teve boa chance, com Tony, que parou em defesa de Rafael. Nos acréscimos, Heleno levou o vermelho após matar contra-ataque tricolor, mas não houve tempo para a reação.
O time de Muricy tentará a reação e a primeira vitória sob o comando do treinador no próximo sábado, contra o Atlético-GO (outro recém-promovido à primeira divisão), no Maracanã. Um dia depois, o Ceará desafiará o Santos na Vila Belmiro. (Do Terra)