Logo Correio do Estado

Nova tecnologia permite copiar um livro de 170 páginas em 1 minuto Nova tecnologia permite copiar um livro de 170 páginas em 1 minuto 11 SET 2010 • POR • 15h15

     

                        Pesquisadores japoneses divulgaram nesta sexta-feira (10) que estão desenvolvendo uma tecnologia que consegue escanear um livro enquanto as páginas são viradas rapidamente pelo leitor.

                        O protótipo de escaner capaz de digitalizar um livro de 170 páginas em um minuto estará pronto dentro de dois anos, prevê o pesquisador que dirige a equipe da Universidade de Tóquio responsável pelo desenvolvimento desse aparelho, Yoshihiro Watanabe. O escaner funcionará com câmeras capazes de tirar até 500 fotos por segundo.

                        "Consideramos que se trata do sistema de escaner mais veloz do mundo, pelo menos levando em conta as tecnologias difundidas publicamente até agora. Estamos trabalhando com a possibilidade de usar robôs para que virem as páginas automaticamente e com mais concisão", afirmou.

                        Para não haver distorção enquanto as páginas são viradas, o sistema é ajustado medindo formas em três dimensões. Assim, as imagens podem ser eletronicamente transformadas para parecem como o original.

                        A nova tecnologia foi desenvolvida enquanto empresas de impressão japonesas visam o mercado de e-books, que podem ser lidos com o uso de aparelhos como o iPad, da Apple, e o Kindle, da Amazon.