Logo Correio do Estado

Esportes Uruguai e Alemanha decidem o 3º lugar da Copa do Mundo Uruguai e Alemanha decidem o 3º lugar da Copa do Mundo 10 JUL 2010 • POR • 07h53

Port Elizabeth, África do Sul

Uruguai e Alemanha encontram-se hoje, às 14h30min (MS), no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, na decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo da África do Sul. Os alemães foram derrotados pela Espanha nas semifinais, por 1 a 0. Em um jogo bem mais movimentado, a Celeste foi superada pela Holanda por 3 a 2. O curioso é que no Mundial passado, em 2006, a disputa do terceiro posto também contou com a Alemanha, que, jogando em seu território, bateu Portugal por 1 a 0.

O grau de interesse desta partida é bem diferente para as duas equipes. Se o terceiro lugar é quase nada para a Alemanha, caso vença neste sábado, a Celeste alcançará seu melhor resultado desde a conquista do título de 1950, no Brasil. Além disso, os uruguaios jamais sentiram o gostinho de derrotar os alemães em jogos oficiais.
O ânimo para a disputa deste terceiro lugar pode ser sentido no discurso dos jogadores. “Para nós realmente é muito complicado encontrar ânimo para a disputa deste terceiro lugar. Depois que acabou o jogo contra a Espanha, então, ele era quase nenhum”, afirmou o meia alemão Bastian Schweinsteiger.
Já pelo lado do Uruguai a vontade de ganhar neste sábado é contagiante. “Nós estamos motivados sim, pois sabemos que fizemos uma grande campanha, independentemente do que acontecer nesta disputa de terceiro lugar” disse o uruguaio Diego Godín.

As duas equipes estão indefinidas para este confronto. Pelo lado da Alemanha, o técnico Joachim Löw chegou a cogitar a hipótese de escalar atletas que não tiveram a oportunidade de jogar. Mas deve declinar da ideia por conta da pressão de dirigentes alemães. O meia Thomas Müeller, que cumpriu suspensão contra a Espanha, ganha a vaga de Piotr Trochowski.
O atacante Miroslav Klose, com dores nas costas, fará teste de vestiário. Ele quer jogar porque soma 14 gols na história das Copas e, se marcar mais um, se iguala a Ronaldo, maior artilheiro da história dos Mundiais. Caso seja vetado, Mario Gómez deverá ser seu substituto.
Além de Klose, o lateral Philipp Lahm e o atacante Lukas Podolski receberam um descanso por conta da gripe nesta sexta-feira e foram poupados do treinamento. Aliás, o técnico Joachim Löw também sentiu os efeitos da doença.

Pelo lado do Uruguai, o lateral-esquerdo Jorge Fucile e o atacante Luis Suárez, que cumpriram suspensão contra a Holanda, voltam nas vagas de Martín Cáceres e Álvaro Pereira, respectivamente. Neste caso, Diego Forlán será recuado para o meio-de-campo. Outra boa notícia é o retorno do zagueiro Diego Lugano, recuperado de dores na perna direita e que vai ocupar o posto de Mauricio Victorino.