Logo Correio do Estado

Número de recalls dispara este ano Número de recalls dispara este ano 6 JUL 2010 • POR • 10h00

     

O número de recalls de veículos convocados no País ao longo do primeiro semestre deste ano quase alcança o número de convocações feitas durante todo o ano de 2009. De acordo com dados da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), com base em dados do Procon-SP, até junho, foram realizados 31 recalls. Em 2009, foram 45 convocações.

De acordo com as informações, os recalls deste ano atingiram mais de um milhão de veículos. Ao longo do ano passado, mais de 729 mil foram chamados para reparos. Do total de recalls feitos neste ano, 14 são de carros nacionais, 11, de carros importados e seis, de motos.

Motivos

Para o conselheiro da SAE, Francisco Satkunas, esse aumento do número de convocações deve-se à forte variação na produção da indústria automobilística. "Toda vez que tem uma forte queda ou uma forte elevação na produção há impactos na qualidade", afirma.

No final de 2008 e no primeiro semestre do ano passado, a indústria passou por essa forte oscilação. Em um primeiro momento, houve forte recuo da produção. Com os incentivos fiscais concedidos pelo governo, houve uma forte elevação na produção. "Muitas empresas reduziram o contingente de funcionários em toda a cadeia produtiva", lembra Satkunas.