Logo Correio do Estado

ONU quer aumentar número de mulheres em missões de paz ONU quer aumentar número de mulheres em missões de paz 9 AGO 2009 • POR • 15h53

     

Da Redação

 

 A ONU quer aumentar a presença de agentes femininas em suas missões de paz para melhorar a eficácia da luta contra a violência sexual e para que sirvam de modelo de paridade em sociedades onde persiste a discriminação da mulher.


        O assessor policial do departamento de Operações de Paz da ONU, Andrew Hughes, afirmou que atualmente 8% dos 15 mil agentes que a ONU tem desdobrados em 17 missões por todo o mundo são mulheres, um número que considera baixo demais. "O objetivo é aumentar o número de agentes femininas nas missões de paz da ONU para que supere bem esses 8%", afirmou em entrevista coletiva o policial australiano.
        
        A assessora policial adjunta da ONU, Ann Marie Orler, afirmou que a presença de mulheres nos contingentes policiais facilita que as vítimas de agressões sexuais cometidas em um conflito denunciem os crimes. "É preciso levar em conta que os agressores costumam estar uniformizados, por isso é difícil para as vítimas acudir a outro homem uniformizado para pedir ajuda", observou a policial sueca.
        
        As agentes servem de modelo de comportamento e exemplo do potencial da mulher em sociedades onde há uma grande desigualdade entre os gêneros.