Logo Correio do Estado

Operação Cone combate fraudes na importação de eletroeletrônicos Operação Cone combate fraudes na importação de eletroeletrônicos 10 SET 2010 • POR • 10h30

     

A Receita Federal deflagrou hoje a Operação Cone para coibir fraudes na importação de eletroeletrônicos em Salvador, São Paulo e Vitória. Estão entre as apreensões, peças de aeronaves, smartphones e computadores portáteis. Os prejuízos estimados aos cofres públicos chegam a R$ 100 milhões.

Participam da operação, além de 56 servidores da Receita, 122 agentes da Polícia Federal e membros do Ministério Público Federal. Estão sendo cumpridos 29 mandados de busca e apreensão, em 26 endereços.

De acordo com a Receita, o esquema começava com a venda de mercadorias por empresas de propriedade de brasileiros em Miami, nos Estados Unidos. As mercadorias eram enviadas ao Brasil para empresas e pessoas físicas, faturadas com valores abaixo do mercado. Com notas frias, os impostos recolhidos eram menores. Empresas fantasmas também eram usadas no esquema para dar legalidades às transações.