A Polícia Federal em Jaguarão realiza na manhã de hoje, 17, a Operação Arcos em repressão aos crimes de tráfico de armas e de munições na região. As ações tem por objetivo cumprir cinco mandados de prisão e 10 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Pelotas, nas cidades de Jaguarão, Arroio Grande, Pelotas e Canguçu.
A investigação teve início este ano e originou-se de levantamentos realizados no final da Operação Fronteira II. Naquela ocasião, o principal suspeito acompanhou por algumas vezes o principal preso da Operação Fronteira II em visitas a pontos de venda de drogas.
Durante a investigação, descobriu-se que o principal investigado agia com mais quatro indivíduos. A quadrilha atuava negociando armas e munições trazidas do Uruguai para diversas pessoas da região e intermediando e vendendo veículos, com restrições legais, levando-os para o interior do Estado e para o Uruguai.
A operação está sendo realizada com a participação de 46 policiais federais. As investigações contaram com o apoio da Brigada Militar, do Exército Brasileiro e com a participação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, sob a fiscalização e com autorização da Justiça Estadual e Federal.