Esta os internautas brasileiros têm mesmo que celebrar. A rede social mais popular do País, o Orkut, está comemorando cinco anos de existência. O aniversário do site foi no último sábado e, de acordo com dados do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), o Orkut tem por volta de 40 milhões de usuários brasileiros, que representam 51,5% do total de cadastros do serviço.
Para festejar, o Google inseriu uma nova imagem na página inicial do serviço e lançou alguns modelos de cartões de aniversário com o aplicativo Greeting Cards, que pode ser adicionado ao perfil do usuário. No blog oficial do Orkut, a companhia aproveitou para relembrar os recursos recentemente adicionados ao serviço, como o bate-papo integrado, a ferramenta para gerenciar eventos, o controle da privacidade das fotos, a versão do Orkut para celular e outra para iPhone, e os aplicativos OpenSocial.
Além dos agradecimentos por reencontros proporcionados pela rede social, muitos usuários aproveitaram o espaço no Google Discovery para criticar a permanência da versão beta, spams e a desorganização das informações. Questões sobre privacidade e crimes digitais como pedofilia também figuram entre os maiores problemas enfrentados pela rede nos últimos tempos.