Logo Correio do Estado

Pandemia de gripe suína não deve limitar viagens, alerta a ONU Pandemia de gripe suína não deve limitar viagens, alerta a ONU 11 JUN 2009 • POR • 21h32

     

        Da redação

        As reações à declaração de uma pandemia mundial de gripe pela Organização Mundial de Saúde (OMS) devem ser fundamentadas na ciência e evitar restrições arbitrárias ao comércio e às viagens, disse na quinta-feira o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

        O secretário-geral da ONU, advertiu hoje contra o alarme excessivo que a declaração da pandemia de gripe suína pode causar e ressaltou a necessidade de respeitar os direitos humanos e evitar a discriminação dos infectados.

        "Precisamos nos precaver contra ações precipitadas e discriminatórias, como restrições às viagens ou ao comércio", disse Ban numa coletiva de imprensa concedida na sede da ONU. "Nossa resposta a qualquer pandemia precisa ser fundamentada na ciência."

        A OMS anunciou hojea primeira pandemia de gripe do século 21, exortando os países a reforçar suas defesas contra o vírus "que não pode ser freado" mas que, até agora, vem mostrando ser de força moderada. (informações do Terra)