Logo Correio do Estado

Paraguai realiza ação para despejar brasiguaios ilegais Paraguai realiza ação para despejar brasiguaios ilegais 20 JAN 2009 • POR • 17h30

     O Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e da Terra (Indert) do Paraguai reiniciou hoje, com o respaldo de policiais, o desalojamento de colonos brasileiros de perto de 1.800 hectares de terras cultivadas com soja, no departamento de Kanindeyú, no norte paraguaio. Alguns dos chamados brasiguaios são acusados de ocupar terrenos destinados à reforma agrária no país.

        

        Alberto Alderete, diretor do Indert, disse aos jornalistas que "estamos fazendo a verificação dos títulos de modo a recuperar terras estatais a serem distribuídas aos campesinos pobres". Segundo Alderete, o Indert está habilitado legalmente a recuperar as propriedades pela via administrativa, sem a necessidade do pagamento de indenizações. "Os estrangeiros não são beneficiários da reforma agrária, portanto não podem possuir terrenos fiscais, nem sequer podem alugá-los", disse o funcionário.

        Com informações do Estadão