CRISTINA MEDEIROS
As temperaturas baixas são um convite à boa gastronomia. Para espantar o frio, os cardápios estão recheados com uma infinidade de comidas e bebidas quentes. O inverno, como há muito tempo não se sentia em Mato Grosso do Sul, é uma oportunidade de se degustar, por exemplo, deliciosas bebidas quentes à base de chocolate, que enchem os olhos, aguçam o paladar e ajudam a aquecer um pouco. Vários mitos criados envolvendo o chocolate o transformaram, em alguns casos, em vilão, e em outros em mocinho. A verdade é que, nutricionalmente falando, o chocolate é um alimento completo. Ele contém carboidratos (50%), gorduras (35%) e proteínas (15%) em valores próximos ao recomendado em uma dieta saudável. O melhor de tudo é que, além de ser delicioso, o chocolate quente ainda contém aproximadamente 600 mg de fenóis e flavonoides, que são responsáveis pelo fortalecimento das paredes das veias e artérias. É bom ficar atento, porém, com a balança. Comer chocolate é muito bom, mas se você está em sobrepeso, evite.
“Chocolate dá espinha”, dizem os adolescentes, mas não há motivo para se preocupar. Segundo pesquisas, o surgimento das espinhas está mais ligado aos níveis de hormônios que à ingestão de alimentos. Mas em todo caso é bom ir devagar.
Para conseguir um delicioso chocolate quente, há que se seguir algumas regras, que começam pelo tipo de leite.
O melhor leite para preparar chocolate quente é o integral, porque ele tem mais gordura, é mais encorpado e proporciona um resultado espesso e cremoso.
Portanto, não adianta economizar em calorias. Mais: adicionar um pouco de creme de leite fresco também dá um sabor especial. A sugestão é substituir um quarto do leite integral por creme de leite. Ou até mesmo adicioná-lo batido em ponto de chantilly, na finalização.
Chocolate puro
Para que a bebida não seja apenas um leite com aroma de chocolate, prefira o chocolate em pó puro. Evite os achocolatados, eles têm muito açúcar e menos sabor. Existe também a opção de usar cacau em pó, para aqueles que preferem uma bebida ainda mais forte e encorpada. Ou, ainda, derreter um pedaço de chocolate no leite quente.
O ponto de fervura é outro item a ser levado a sério. Para que o sabor do chocolate se incorpore ao leite é preciso ferver os dois juntos.
Especiarias e ervas
Depois de misturar o leite ao chocolate em pó ou ao cacau, adicione especiarias para ferver junto e aromatizar. Com cuidado, pois colocar tempero demais pode mascarar o sabor do chocolate. Entre as mais indicadas estão: canela em pau, cardamomo, anis estrelado, fava de baunilha e pimentas em grão. Também é possível fazer infusões com ervas como alecrim e manjericão. As raspas de limão, laranja e tangerina também dão sabor especial.
Bebida
Para aquecer ainda mais o chocolate quente pode-se incorporar alguma bebida à receita. O rum e o conhaque, por exemplo, são mais neutros, já os licores vão emprestar um sabor extra à bebida, como o Cointreau (laranja), Amaretto (amêndoas) e o licor de café.