anahi zurutuza
A partir de hoje a umidade relativa do ar volta a cair e pode ficar abaixo dos 30%. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que emitiu ontem boletim meteorológico especial avisando sobre o tempo seco.
A meteorologista Cátia Braga, responsável pelo Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos (Cemtec), confirma a informação. Segundo Cátia, na quinta-feira e sexta-feira a umidade pode chegar a 25% em Campo Grande. “Antes da frente fria (que está estacionada desde segunda-feira passada em Mato Grosso do Sul), a umidade estava em 23% na Capital e abaixo dos 30% no restante do Estado. Com a chegada da frente subiu para 100%, mas a partir de amanhã (hoje) o sistema de alta pressão (atmosférica) deve voltar a atuar”.
Temperaturas
A frente fria que chegou ao Estado na segunda deve dissipar hoje e meteorologistas já alertam para a chegada de outra frente na quinta-feira. Contudo, apenas nas regiões oeste e sudoeste do Mato Grosso do Sul as temperaturas devem se manter baixas, entre 12 e 13 graus. “A frente está se aproximando, mas não tão forte como a que estamos enfrentando desde a semana passada”, explica Cátia.
A frente fria que chegou ao Estado na segunda-feira passada é a mais severa dos últimos oito anos. A sensação térmica — que inclui as baixas temperaturas e a velocidade do vento — chegou a sete graus negativos. O nevoeiro que chegou com a frente obrigou o fechamento do Aeroporto Internacional de Campo Grande durante quatro dias. Além disso, as baixas temperaturas provocaram as mortes de três moradores de rua e de centenas de bovinos.
Segundo a meteorologista, até a próxima segunda-feira (24), temperaturas em Campo Grande devem oscilar entre 25ºC e 28ºC.