Logo Correio do Estado

Cidades Umidade cai para apenas 15% em MS Umidade cai para apenas 15% em MS 26 JUL 2010 • POR • 06h26

anahi zurutuza e bruno grubertt

Dos cinco municípios brasileiros que registraram a menor umidade relativa do ar, até as 15 horas de ontem, três são de Mato Grosso do Sul. São Gabriel do Oeste registrou 15% e ficou com o segundo lugar na lista das localidades com o ar mais seco, segundo medição feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Coxim e Chapadão do Sul, com 16% de umidade, apareceram em terceiro lugar. Campo Grande apresentou a menor umidade do ar entre todas as capitais brasileiras, com 18%.
Todos os municípios com menor umidade do ar registrada ontem no País estão na região centro-oeste. Rondonópolis (MT) ficou em primeiro lugar com 14%. Entre os municípios de Mato Grosso do Sul, Campo Grande está em quinto lugar.
Pela escala da Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% são considerados preocupantes. Quando os números ficam entre 20% e 30% indicam estado de atenção. Entre 12% e 20%, o estado é de alerta e abaixo de 12% é considerado de alerta máximo.
Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios. Em dias de baixa umidade do ar, médicos recomendam que se beba muita água, coloquem-se bacias com água em locais fechados, inclusive nos com ar-condicionado. Além disso, também é indicado lavar as vias respiratórias e os olhos durante o dia e evitar exercícios físicos em locais abertos.
Em meio ao forte calor e baixa umidade da tarde de ontem, até um cano da rede de distribuição rompido no meio da rua foi uma alternativa encontrada para amenizar a sensação da alta temperatura. Ontem à tarde, a máxima na Capital chegou aos 32,4 graus, segundo o Inmet.

Previsão
Para esta semana, meteorologistas preveem que a umidade deve continuar em nível considerado crítico, abaixo dos 30%, e, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), braço do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a probabilidade de chover no Estado é de apenas 5%.
Para a Capital, o Inmet prevê para hoje mínima de 14 e máxima de 28 graus. Tempo deve amanhecer nublado. Já amanhã temperaturas variam entre 15 e 29 graus, mas o céu deve ficar aberto.