Logo Correio do Estado

Cidades Perto do começo das aulas, UFMS acelera convocações Perto do começo das aulas, UFMS acelera convocações 28 JUL 2010 • POR • 05h06

MICHELLE ROSSI

A menos de duas semanas do começo das aulas, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) passa a publicar duas vezes por semana convocações de alunos que estão nas listas de espera para preencher vagas nos cursos de graduação. As aulas começam no dia 9 de agosto e, até a semana passada, ainda estavam disponíveis 643 vagas das 981 ofertadas na seleção de inverno. Hoje, a instituição divulga a quinta lista de chamada.
Os nomes dos convocados estarão disponíveis no site da Comissão Permanente de Vestibular (www.copeve.ufms.br) e os candidatos terão apenas amanhã para efetuar as matrículas – que são presenciais – nos respectivos cursos para os quais foram selecionados. A informação da Pró-Reitoria de Ensino e de Graduação (Preg) é de que a partir de agora, os editais de convocação de alunos sejam divulgados às quartas-feiras, com matrículas às sextas e às segundas com matrículas às quartas-feiras até que todas as vagas sejam totalmente preenchidas.
Todos os editais de convocação a partir de hoje são realizados com as pontuações dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que se inscreveram na lista de espera, ou 4ª chamada, que abriu vagas de 10 a 14 de julho e teve um total de 1.790 inscritos de todo o Brasil.
A tendência agora, segundo o chefe de coordenadoria da Preg, Daniel Santee, é de que as vagas sejam esgotadas. “As aulas começam no dia 9 de agosto e até lá os editais de convocação vão sendo lançados para iniciarmos o período letivo com a totalidade das vagas ofertadas preenchidas. Serão chamados aqueles com melhores classificação de nota, mas que se inscreveram na lista de espera”, reiterou. Os mais de 10 mil candidatos que efetuaram suas inscrições quando a UFMS abriu seu primeiro edital de vagas, no entanto, estão descartados se não tiverem se inscrito na última lista, conforme previa o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação quando do início do processo.
Já aderiram ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 36 universidades públicas de todo o País, incluindo-se a UFMS e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no Estado, sendo que a UFMS realizou sua primeira seleção com o Sisu para os cursos de inverno 2010 enquanto a UEMS fará seu primeiro processo com o sistema para o ingresso nos cursos em 2011.