Logo Correio do Estado

Cidades Apreendidas oito carretas com cigarros em uma semana Apreendidas oito carretas com cigarros em uma semana 28 JUL 2010 • POR • 05h15

Thiago Gomes

Em menos de uma semana, as polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal apreenderam, no interior de Mato Grosso do Sul, oito carretas de cigarros contrabandeados do Paraguai. A última apreensão aconteceu na manhã de ontem, por volta das 10h, no município de Maracaju, onde policiais militares da 2ª CIPM encontraram três carretas recheadas da mercadoria. Os veículos estavam no pátio de um posto de combustíveis localizado à margem da BR-267, no perímetro urbano da cidade.
Durante ronda de rotina pelo local, a guarnição da Polícia Militar observou três carretas suspeitas que se encontravam no estacionamento do posto e resolveu fazer uma verificação. Ao procurar pelos motoristas dos veículos, a equipe da PM não os encontrou no estabelecimento.
Numa busca na carroceria das carretas, os policiais logo perceberam a existência de caixas de cigarros misturadas a uma carga de milho. Os veículos foram conduzidos para o quartel da CIPM, totalizando, segundo informou a assessoria de relações públicas do Comando Geral da PM (5ª Seção), em Campo Grande, 99.607 pacotes, distribuídos em 1.991 caixas. Após a conferência da mercadoria apreendida ela foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Federal em Dourados.
Ainda na manhã de ontem, agentes da Polícia Rodoviária Federal abordaram na BR-267, em Bataguassu, um veículo Scania, modelo R 124, com placa do Paraná, e dirigido por R.A.B., que tentou enganar a fiscalização apresentando uma nota fiscal de transporte de arroz. No entanto, ao checar o interior dos reboques, os policiais  descobriram um grande carregamento de caixas com cigarros fabricados no Paraguai. Estima-se uma quantidade de 30 a 40 mil pacotes de cigarros. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal em Três Lagoas.

Outras apreensões
Na semana passada, na BR-163, altura do km 267, em Dourados, agentes da PRF também abordaram o condutor do veículo Scania R113, com placas de Nova Andradina, e na vistoria da carga descobriram o transporte de cigarros contrabandeados do Paraguai. O volume da mercadoria não foi informado.
Também no início da semana passada, a Polícia Federal em Naviraí apreendeu um carregamento de cigarros paraguaios. O produto estava acondicionado em quatro veículos baú, que foram interceptados em uma barreira próxima ao município de Itaquiraí.
No início do mês, em Três Lagoas, foram retidas três carretas tipo baú frigorífico, nas quais havia cerca de 150 mil pacotes de cigarros.