Agência Estado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ontem que a multinacional de telefonia Portugal Telecom poderá auxiliar a Oi para a expansão da internet em banda larga no País. “A única coisa que eu posso garantir para vocês é que, enquanto eu for presidente, a empresa vai continuar (sendo) uma empresa nacional. Vai ser uma empresa nacional para ajudar o País na banda larga”, afirmou Lula, durante almoço com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, no Itamaraty, em Brasília.
O presidente observou que desconhece os detalhes das negociações entre a Portugal Telecom e os controladores da Oi. Segundo ele, o processo está sendo acompanhado pela equipe técnica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que tem participação na operadora de telecomunicações brasileira, por meio do BNDESPar. “Eu não tenho mais informações do que isso”, disse.
Em seguida, disparou: “Agora vamos deixar eles (sic) conversarem porque se quem não entende do assunto, como eu, começar a dar palpite, pode atrapalhar o negócio”, afirmou.
O presidente Lula ressaltou que, se “tiver possibilidade de novos investimentos no Brasil, será sempre um bom negócio, desde que o controle continue sendo nacional”. Por fim, o presidente enfatizou que “a Oi continuará a ser uma empresa brasileira da Silva”.