JAKSON PEREIRA
A quarta edição do Campeonato Estadual de Fisiculturismo acontece no próximo sábado, a partir das 13h, no teatro da Mace. São esperados 80 atletas de 50 municípios de Mato Grosso do Sul, que disputarão três vagas no Campeonato Brasileiro, que acontece no Rio de Janeiro, dia 14.
Campeão brasileiro de fisiculturismo em 2007 e presidente da Liga de Fisiculturismo do Estado, Roberto Ribeiro afirma que o esporte vem crescendo a cada ano e o público tem acompanhado esta evolução. “Já realizamos três estaduais e sempre com um número grande de competidores e seguidores. Ano passado o torneio foi em Aquidauana e como o local era pequeno, não teve muitos torcedores, por isso retornamos a Campo Grande e este ano esperamos entre 800 e mil pessoas no evento”, relatou o presidente.
A competição é dividida em 10 categorias, entre 60 e 90 kg, onde a avaliação é feita através do físico e da simetria impecável, ou seja, os ateltas precisam apresentar densidade, definição e qualidade de pele. “São 90 segundos de apresentação por competidor, onde ele deve realizar boa coreografia para três juízes e o mesário, além do público que é o termômetro da apresentação”, destacou Roberto.
Apresentação
O Campeonato Estadual será apresentado ao público amanhã, em evento aberto no Walmart, a partir das 18h30min. Durante a demonstração, os principais fisiculturistas da Capital estarão presentes. Também participa da apresentação Fernando Luiz “Sardinha”, que neste ano conquistou o quarto lugar no Campeonato Mundial de Fisiculturismo, realizado na Grécia, e foi Mister Universo, em evento realizado ano passado na Inglaterra.
Os ingressos para o Campeonato Estadual serão vendidos no local e custam R$ 15, com direito a acompanhar a competição e ao show de apresentação. Segundo o presidente da Liga, no sábado a programação começa às 13h e segue até 23h.