Logo Correio do Estado

A sabedoria de um pai A sabedoria de um pai 7 AGO 2010 • POR • 06h18

Já é tradição celebrar o Dia dos Pais e o Dia das Mães. Uma celebração que tem muito a ver com gratidão, presentes, alegria, amor e prazer em poder comungar ideais, sonhos e projetos de vida. É maravilhoso presenciar encontros de pais com seus filhos e de filhos com seus pais. Principalmente quando os filhos retornam de seus estudos para passar alguns dias com a família.
Onde existe carinho e amor acontecem cenas comoventes, pois não é apenas um reencontro, mas são narrativas de acontecimentos alegres e festivos. Às vezes poderão ser acontecimentos apreensivos por não haver conseguido plenamente aquilo que havia planejado ou sonhado. Mas sempre haverá espaço para comemorar e celebrar bons momentos.
E os pais ficam a olhar para esse filho ou filha sem entender tudo o que lhes é relatado. Mas uma coisa é certa: se o filho está feliz, os pais estarão muito mais. Pois vêem que está valendo a pena investir, confiar e acreditar. Mesmo que financeiramente estejam passando dificuldades, mesmo assim não medirão esforços e sacrifícios para verem seus filhos vitoriosos.
Mas para isso acontecer é preciso que os pais vivam em profundidade sua vocação e sua missão junto à família. Mais que possuir muitos bens materiais é necessário que revelem convicções sérias e profundas em sua fé e em seu amor. Mais do que esses bens materiais necessitam de razões sólidas para viver, amar e partilhar com sua família. E iluminados por Deus tenham a sabedoria de bem conduzir e bem administrar os dons e talentos de cada filho e de cada filha.
Um homem que concentra seu coração e sua mente apenas nas riquezas e no orgulho não entenderá os anseios e os desejos de quem aspira a grandeza e a singeleza da sabedoria. E esse será sempre um desafio que inquietará a mente e perturbará os projetos de vida. E será um pesadelo muito difícil de superar.
Mas existem muitos pais sábios e prudentes. Existem muitos que se empenham e são bem sucedidos na condução e orientação de sua família. Existem muitos que mesmo não possuindo conhecimentos científicos e filosóficos cultivam a sabedoria da simplicidade e da humildade proporcionando ambiente de convivência harmoniosa e de mútuo incentivo para cada qual sentir-se feliz no caminho que escolhera.
Esses são homens sábios, pois conseguem construir tesouros ricos em fé e confiança em Deus. Sabem adquirir conhecimentos iluminados pela palavra de Deus, alimentados pela graça de Deus e sustentados pela confiança filial do mesmo Deus. Não temem dificuldades ou dúvidas. Não temem sacrifícios ou lutas. Sabem que estão bem alicerçados no amor e na comunhão íntima com Deus.
Mesmo não conseguindo a correspondência esperada dos filhos, mesmo não tendo alcançado os objetivos sonhados, felizes aqueles pais que puderem no recolhimento olhar para sua consciência e sentir tranquilidade, pois fizeram o que era possível ser feito. E assim agradecem a Deus o privilégio de serem pais conscientes de sua missão e de sua tarefa junto à família. Parabéns aos bons e sábios pais.

Frei Venildo Trevizan