Logo Correio do Estado

Política TRE notifica Google sobre vídeos com Larissa Riquelme TRE notifica Google sobre vídeos com Larissa Riquelme 11 AGO 2010 • POR • 07h19

Maria Matheus

Termina hoje o prazo para o Google Brasil Internet dar explicações ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul sobre os vídeos com ataques ao ex-governador José Orcírio dos Santos (PT), postados usando o nome da modelo paraguaia Larissa Riquelme, que ficou conhecida durante a Copa do Mundo. O material foi divulgado no site de compartilhamento de vídeos YouTube, de propriedade do Google.
O nome da modelo foi usado para atrair internautas a vídeos com acusações contra José Orcírio e sua administração frente ao Governo do Estado. Um deles mostra recortes de jornais com notícias do assassinato de um líder sem-terra e insinua que a morte foi planejada na governadoria.
O Google foi notificado na última segunda-feira. O prazo para a empresa apresentar defesa ao TRE termina hoje, às 8h40min. O tribunal, então, decidirá se determina a retirada do material do YouTube.
O advogado José Valeriano Fontoura, que representa a Coligação A Força do Povo, encabeçada pelo PT, deve ingressar hoje com representação pedindo que a Polícia Federal investigue a autoria dos vídeos.