CRISTINA MEDEIROS
“O patrimônio de Mato Grosso do Sul” é o tema que estará em foco hoje, às 19h, num painel de debates promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural. O evento acontecerá no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS-MS) e homenageia o Dia do Patrimônio Histórico Nacional, comemorado amanhã, data do nascimento do historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969).
Por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), onde o historiador trabalhou até o fim da vida. A data passou a ser celebrada em 1998, quando o célebre defensor do nosso patrimônio faria 100 anos.
O evento contará com a participação da superintendente da 18ª SR/Iphan – MS, Maria Margareth Escobar Ribas Lima, do arquiteto Ângelo Arruda e da professora Maria Christina de Lima Félix Santos, gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS. O painel é direcionado a estudantes de História, Arquitetura e Biblioteconomia e de demais interessados no tema patrimônio cultural.