KATMANDU
As 14 pessoas, entre elas seis estrangeiros, que estavam a bordo de um avião nepalês que caiu ontem pouco depois da decolagem em Katmandu morreram, anunciaram as autoridades do Nepal. Os passageiros estrangeiros eram quatro americanos, um japonês e um britânico. O avião da companhia Agni Air havia decolado com destino a Lukla, etapa habitual para os turistas que fazem trilhas na região do Everest.
A aeronave caiu, por motivos desconhecidos, ao sul de Katmandu, quando tentava executar um retorno, afirmou o ministro nepalês do Interior, Jayamukunda Khanal. Milhares de pessoas viajam todos os anos a Lukla, que fica 140 km ao nordeste da capital nepalesa, para visitar a região do Himalaia na fronteira com o Tibete.
Habitantes de uma pequena localidade afirmaram ter visto o avião cair em um campo perto de uma escola 24 km ao sul de Katmandu. As fortes chuvas em Katmandu dificultam a decolagem de helicópteros militares de resgate. A pista de pouso de 550 metros de comprimento do aeroporto de Lukla, situado sobre uma montanha a 2.757 metros de altitude, é considerada uma das mais difíceis do mundo pelos pilotos.