Logo Correio do Estado

JERRY ESPÍNDOLA Musicalidade regional em duas etapas Musicalidade regional em duas etapas 1 SET 2010 • POR • 08h57

OSCAR ROCHA

O músico Jerry Espíndola está cada vez mais envolvido na conexão Mato Grosso do Sul/música fronteiriça. Ao mesmo tempo em que disponibiliza novas composições na internet, feitas no período que ministrou oficinas musicais em pontos diferentes do Estado, também finaliza projetos que enfatizam a relação da música produzida no Estado com a musicalidade do Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai.
A primeira empreitada refere-se ao Programa de Bolsas de Estímulo à Criação Artística – Categoria Música (Popular), patrocinada pela Fundação Nacional de Cultura (Funarte), que possibiltou a realização de oficinas em 12 pontos do Estado, incluindo Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Caarapó. “Eram oficinas, em média, de duas horas e meia, destinadas ao pessoal ligado à música. Destaquei a importância do ritmo ternário para Mato Grosso do Sul”, lembra Jerry.
O músico explica que os ritmos em tempo ternário não são tão comuns na música brasileira. O samba é binário, enquanto gêneros como rock, pop e funk são quartenários. “Estilos como o chamamé, guarânia, polca paraguaia trabalham com ritmos com tempos em 3/4 e 6/8. São estes ritmos que são marcantes na nossa música”.
Ele aponta que a atividade trouxe possibilidade de debater questões culturais do Estado. “Me impressionou muito a participação das pessoas nos debates após as palestras. Conversamos não só sobre o ritmo ternário, mas sobre tudo que envolve arte e política cultural. Em palestras que envolviam público adulto e estudantes de música pude aprender muito também com comentários e informações sobre música em geral, sobre o ritmo ternário, influências, história da música sul-mato-grossense e, até mesmo, sobre como meu trabalho é visto e ouvido por aqui, no meu Estado”.

Na web
A proposta da bolsa era que, além das oficinas, os proponentes deviam colocar na internet faixas compostas no período da atividade. “São músicas que não lançarei em CD, somente na internet. O interessante é que, mesmo sem divulgação, consegui ter mais de 250 acessos em poucos dias”, destaca Jerry. Entre as composições que o músico disponibilizou está a canção “Teu”, que marca a primeira parceria com o músico paraibano Chico César. As outras faixas são “Rio azul”, “Essa noite”, “Dá um minuto”, “Sonho acordado” e “Quanto tempo”. O endereço para conhecer as músicas é www.myspace.com/composicaoternaria.