Logo Correio do Estado

MERCADO Brasil sobe uma posição em ranking de competividade, para 36º, diz Fiesp Brasil sobe uma posição em ranking de competividade, para 36º, diz Fiesp 15 DEZ 2010 • POR FOLHA ONLINE • 18h06

O Brasil aumentou seu índice de competitividade entre 2008 e 2009, mas ainda continua entre as últimas posições de ranking elaborado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira, o país teve pontuação de 24,8 na lista --que considera 43 países-- fechando o ano passado em 36º lugar, uma posição acima da de 2008.

O estudo da entidade divide o ranking entre quatro grupos: competitividade elevada, satisfatória, média e baixa. O Brasil se enquadra na última categoria, junto com países como México, Venezuela, África do Sul e Índia (a última colocada da lista).

Entre as primeiras posições estão os Estados Unidos, em primeiro, com nota 91,4, seguidos pela Noruega (77,5) e Suíça (75,9). Para definir a nota de cada país, a Fiesp cruzou cerca de 55 mil dados e considerou informações a respeito de capital, infraestrutura, tecnologia, governo, entre outros.

Os 43 países analisados representam mais de 90% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial.