As vendas do Natal deste ano cresceram 13% na comparação com 2009, segundo dados da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) divulgados nesta sexta-feira (24). O segmento de perfumaria e cosméticos dominou a preferência dos consumidores, com um crescimento de 17% em relação ao Natal passado.
Outro setor que chamou a atenção do público e animou os lojistas foi o de óculos, bijuterias e acessórios, com crescimento de 18%. As vendas de vestuário no período de festas, por sua vez, tiveram crescimento de 13% sobre o natal de 2009. Já as vendas no segmento de calçados cresceram 12%.
Considerando o ano de 2010 como um todo, as vendas nos shoppings brasileiros cresceram 12% sobre 2009.
De acordo com a Alshop, o varejo brasileiro deve fechar 2010 com um faturamento total de R$ 638 bilhões – 13,5% acima do registrado um ano antes. Considerando apenas as vendas em shoppings, o faturamento deve atingir R$ 93 bilhões.
Na terça-feira (21), a Alshop informou que no último fim de semana antes do Natal houve um crescimento de 20% no número de pessoas nos centros de compras, resultando em um avanço de 15% nas vendas sobre igual período de 2009, comprovando a boa fase que o varejo do setor vive no Brasil.