Portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União ontem (27) autoriza o repasse de R$ 3 milhões a 16 capitais brasileiras, incluindo Campo Grande, para reduzir mortes no trânsito. O Fundo Nacional de Saúde vai liberar o recurso para a continuidade ao "Projeto de Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito".
Campo Grande receberá R$ 171.875, pois se enquadra no critério populacional da portaria que estabelece este valor para cidades que têm entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. Segundo o IBGE, a Cidade Morena tem atualmente 755.104 habitantes.
Além de Campo Grande, receberão os recursos as cidades de Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Recife (PE), Teresina (PI), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Palmas (TO).
Conforme a portaria que entra em vigor nesta segunda (27), os municípios beneficiados deverão se comprometer a continuar o projeto, desenvolvendo, por exemplo, ações de promoção da saúde e cultura de paz no trânsito e ações de prevenção das lesões e mortes causadas pelo trânsito.
Mortes no trânsito
Números do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) apontam que, de janeiro a novembro deste ano, 51 pessoas morreram nos 9.917 acidentes que ocorreram em Campo Grande no período.