As vendas do supermercados devem fechar o ano com crescimento de 4,5%. É o que aponta um levantamento realizado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e divulgado nesta terça-feira (28).
O superintendente da entidade, Tiaraju Pires, comemora o resultado. Segundo ele, o faturamento do setor apresenta expansão ininterrupta há três anos.
“Isso mostra que mais gente, principalmente das classes D e E, está entrando no mercado de consumo. Sem dúvida nenhuma, o mercado interno brasileiro mostra-se cada vez mais competitivo. Esperamos que 2011 mantenha essa tendência”, acrescenta.
Até novembro
De acordo com os dados, até novembro, os supermercados brasileiros acumulam alta de 4,33%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Somente no 11º mês do ano, as vendas reais do setor registraram crescimento de 1,10%, ante o mesmo mês do ano passado. Já na comparação com outubro, houve queda de 5,22%. Os dados já foram deflacionados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Valores nominais e acumulado
Em valores nominais, o índice apresentou aumento de 6,80% em novembro, em relação ao mesmo mês de 2009, e queda de 4,43% sobre outubro deste ano. No acumulado do ano, houve crescimento de 9,48%, na comparação com 2009.