Logo Correio do Estado

MUNDO Carro-bomba mata 21 que participavam de missa de Ano Novo no Egito Carro-bomba mata 21 que participavam de missa de Ano Novo no Egito 1 JAN 2011 • POR FOLHA • 09h38

Um carro-bomba explodiu em frente a uma igreja na cidade de Alexandria, no norte do Egito, matando ao menos 21 pessoas que participavam de uma missa de Ano Novo.

Outras 43 pessoas ficaram feridas na explosão, que levou centenas de coptas. A igreja copta representa uma das crenças orientais mais antigas do mundo, sendo governada pelo atual líder --o papa Shenouda 3º-- ao lado de seu sínodo.

Durante as manifestações nas ruas, alguns grupos de coptas e muçulmanos lançaram pedras uns contra os outros, e carros foram incendiados. Os cristãos são cerca de 10% dos cerca de 79 milhões de habitantes do país, de maioria muçulmana.

A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes. Dezenas de homens foram destacados neste sábado para reforçar a segurança.

Em um comunicado, o Ministério do Interior informou que a explosão ocorreu pouco depois da meia-noite, após uma missa para marcar o Ano Novo. De acordo com a nota, o ataque também danificou uma mesquita próxima à igreja, e oito muçulmanos estariam entre os feridos.

ATAQUE

O atentado deste sábado foi perpetrado contra a Igreja dos Santos, no bairro de Sidi Bishr, a 0h15 do horário local, quando havia cerca de mil fiéis dentro do local religioso.

Restos mortais das vítimas ficaram espalhados pela rua onde aconteceu o atentado, que danificou edifícios próximos, como uma mesquita situada em frente ao templo cristão.