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SISTEMA BANCÁRIO Quase 40% da população está fora dos bancos Quase 40% da população está fora dos bancos 11 JAN 2011 • POR INFOMONEY • 19h03

Quase 40% da população brasileira não está integrada a nenhum tipo de sistema bancário, revelou pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgada nesta terça-feira (11).

Em tese, os 39,5% que não possuem conta bancária estão mais presentes, segundo o instituto, nas regiões menos desenvolvidas do País: Norte e Nordeste.

Na primeira, 50% de seus moradores não têm vinculo algum com uma agência bancária. Na outra, esse número salta para 52,6%. Em uma base comparativa com a região Sul, por exemplo, esse percentual cai para 30%.

Exclusão
Dos entrevistados que não possuem conta bancária, as mulheres com menos de 24 anos, pessoas com o Ensino Fundamental completo, trabalhadores com renda de até dois salários mínimos e residentes nas regiões Norte e Nordeste são os que mais desejam tê-la.

Já entre os que avaliam estar inseridos no perfil-alvo dos bancos, estão os jovens de ambos os sexos, pessoas com o Ensino Fundamental completo e trabalhadores com renda de até cinco salários mínimos. Novamente, Norte e o Nordeste aparecem nessa configuração.

Perfis
Ainda de acordo com a pesquisa, observa-se que o público masculino tem a maior participação no sistema bancário no País, sendo que 66% deles têm conta há mais de cinco anos, ante 55,5% das mulheres.

Com relação à idade, os principais clientes de bancos estão situados na faixa de 35 a 44 anos (66,1%). A menor parcela, por sua vez, se dá entre os jovens de 18 a 24 anos, com participação de 51,9%.

Quanto à renda, seus resultados estão associados ao nível de escolaridade, ou seja, quanto mais avançado, maior o índice de inclusão no sistema bancário brasileiro.

Análise
De acordo com os especialistas do Ipea, a quantidade de excluídos no sistema bancário brasileiro merece atenção. Tratam-se de pessoas de baixa renda e de pouca escolaridade, mas que representam importante parcela na economia do País.

O instituto ressalta ainda a importância de se criar produtos e serviços específicos para esta fatia da população, de modo a incorporá-la ao sistema bancário.