Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

MARACAJU-PARANAGUÁ

Estudo de ferrovia fica pronto ainda este mês

Estudo de ferrovia fica pronto ainda este mês
05/02/2014 00:00 - DA REDAÇÃO


O anteprojeto da ferrovia Maracaju-Paranaguá, que ligará a cidade sul-mato-grossense ao principal porto paranaense, deve ficar pronto ainda neste mês, informa o jornal Correio do Estado.

O estudo será desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), conforme ficou decidido durante reunião em Brasília entre o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) o coordenador de projetos do ITTI, Eduardo Ratton, o representante da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Mário Stamm, além de outros representantes da ANTT e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

De acordo com a assessoria do UFPR/ITTI, foi discutida em Brasília a necessidade de elaboração urgente do esboço do traçado da ferrovia, que alterará o projeto inicial da malha viária. O objetivo é evitar danos a áreas legalmente protegidas, como terras indígenas e unidades de conservação.

A UFPR/ITTI estima a entrega do anteprojeto no prazo de 20 dias à EPL e ANTT. Após a conclusão do traçado, a EPL estabelecerá o Termo de Cooperação com a UFPR/ITTI para a realização dos estudos ambientais. A matéria é de Osvaldo Júnior.

Felpuda


Nos bastidores, há quem garanta que a única salvação, de quem está com a corda no pescoço, é ele aceitar ser candidato a vice-prefeito em chapa de novato no partido. Vale dizer que isso nunca teria passado por sua cabeça, uma vez que foi eleito com, digamos, “caminhão de votos”. Se aceitar a imposição, pisaria na tábua de salvação; se recusar, poderá perder o mandato. Ah, o poder!