Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

EM VIGOR

Bancos podem oferecer conta eletrônica sem tarifa

Bancos podem oferecer conta eletrônica sem tarifa
01/03/2011 00:02 - G1


Entra em vigor hoje a medida do Conselho Monetário Nacional (CMN) que institui a possibilidade de os bancos oferecerem conta corrente movimentada exclusivamente por meios eletrônicos, com isenção de tarifas.

Pela nova norma, ficará isento da cobrança de tarifas caso seja movimentada somente por canais como internet, caixas eletrônicos e celular.

A nova conta não precisará ser oferecida obrigatoriamente por todos os bancos. Cabe aos bancos decidir se oferecerão aos seus clientes este tipo de movimentação.

Pela medida aprovada em novembro pelo (CMN), admite-se a cobrança de tarifa de cadastro para início de relacionamento apenas para novos clientes. Os clientes que quiserem migrar para este tipo de conta terão que fazer a solicitação diretamente ao seu banco.

Caso o cliente de uma conta eletrônica use serviços tradicionais como guichê de caixa e atendimento telefônico com auxílio de telefonista, a conta deixa de ter características eletrônicas e poderá ser enquadrada na categoria tradicional e, então, a cobrança poderá ser feita. Mas se os meios eletrônicos não estiverem disponíveis, o acesso aos canais de atendimento não eletrônicos não poderão ser objeto de cobrança de tarifas.

Felpuda


Nos bastidores, há quem garanta que a única salvação, de quem está com a corda no pescoço, é ele aceitar ser candidato a vice-prefeito em chapa de novato no partido. Vale dizer que isso nunca teria passado por sua cabeça, uma vez que foi eleito com, digamos, “caminhão de votos”. Se aceitar a imposição, pisaria na tábua de salvação; se recusar, poderá perder o mandato. Ah, o poder!