Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ATRASO

Bernal não publica a Lei do Orçamento <br> de Campo Grande

Bernal não publica a Lei do Orçamento <br> de Campo Grande
04/01/2014 00:00 - Roberta Cáceres


Há pelo menos 20 anos que a publicação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Campo Grande não atrasa. Até o momento, o prefeito Alcides Bernal (PP), não publicou a lei que fixa receita e despesa do município, no Diário Oficial. Nas gestões anteriores é publicada logo após a aprovação pela Câmara, em geral, no mesmo mês, em dezembro. Sem Orçamento publicado, a Prefeitura fica sem possibilidade de movimentar verbas importantes.

Apesar dos inúmeras erros, no fim do ano passado, o Orçamento elaborado pela adminstração de Alcides Bernal (PP) foi aprovado pelos vereadores no dia 20 de dezembro, mas até hoje não foi publicado e, portanto, não está em vigor.

Segundo informação da Câmara Municipal, do ano 1990 até 2012, durante as gestões de André Puccinelli (PMDB) e Nelsinho Trad (PMDB), a Lei Orçamentária Anual foi publicada no mês de dezembro do ano anterior ao exercício de execução da receita e despesa.

O atraso na publicação atrapalha o próprio Executivo municipal já que fica limitado nas movimentações financeiras. Até porque enquanto não é publicada a nova Lei Orçamentária, fica valendo o Orçamento do último ano, na proporção de 1/12 do crescimento da receita.  

Felpuda


Apressadas que só, figurinhas tentaram se “apoderar” do protagonismo de decisão administrativa. Não ficaram sequer vermelhas quando se assanharam todas para dizer que tinham sido responsáveis pela assinatura de documento que, aliás, era uma medida estabelecida desde 2019. Quem viu o agito da dupla não pode deixar de se lembrar daquele pássaro da espécie Molothrus bonarienses, mais conhecido como chupim, mesmo. Afe!