Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Brasil assina acordo para reduzir spams via SMS e roubo de celular

Brasil assina acordo para reduzir spams via SMS e roubo de celular
26/02/2014 07:00 - g1


As operadoras de telefonia brasileira, governo brasileiro e a GSMA (associação internacional das companhias de telecomunicações) firmaram nesta terça-feira (25) um acordo para reduzir o número de roubos de aparelhos celular e diminuir o número de spam enviados por SMS.

Estabelecido pelo Ministério das Comunicações, por parte do governo brasileiro, o acordo propõe também um trabalho conjunto para ampliar a implantação da banda larga móvel. A pasta construirá regras mais claras para a utilização do espectro e que sejam mais propícias a ferramentas de saúde móvel, pagamentos móveis e de conexão máquina-a-máquina.

As operadoras envolvidas são Algar Telecom, Claro, Nextel, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. Junto da GSMA, elas se comprometeram a controlar o envio de spam por mensagem de texto.

Para identificar os spammers, as empresas passam a usar o Serviço de Relatórios de Spam da GSMA, um sistema para o qual os SMS não solicitados devem ser encaminhados por meio do número *7726.

A ferramenta rastreará o spam e dará às operadoras informações como origem, tamanho e intenção. Como também identifica o padrão de crescimento dessas mensagens, o serviço pode ajudar as companhias a isolar a disseminação desses spams e evitar que se espalhem para a rede de outras operadoras.

Além disso, as companhias se comprometerem a diminuir o número de roubos de celular, já que o Brasil tem a segunda maior taxa de aparelhos roubados do mundo, com mais de um milhão por ano.

Os esforços delas focarão em minar a atratividade desses dispositivos. Para isso, as teles compartilharão os números de identificação (IMEI) dos celulares roubados no banco de dados da GSMA para que as outras empresas possam bloquear o aparelho.

Além disso, as companhias passarão a promover canais de contato para denúncia de pornografia infantil. Mensagens de texto serão enviadas aos seus clientes informando os serviços do SaferNet e do Disque 100.

Felpuda


Depois de se “leiloar” durante meses, e afirmando que estava até escolhendo o município para se candidatar a prefeito, ex-cabeça coroada não só não recebeu acenos amistosos, como também não encontrou portas abertas com tapete vermelho a esperá-lo. 

Assim, deverá pendurar as chuteiras e fazer como cardume em seu pesqueiro: nada, nada...