Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Como inserir fórmulas de química no Word

Como inserir fórmulas de química no Word
07/04/2010 20:12 -


Cleidson Lima

 

A Microsoft fez um anuncio recentemente de um novo plugin para o Word que deve ajudar estudantes e professores de química. O plugin, chamado Chem4Word, facilita a inserção de fórmulas químicas, rótulos e outros itens em documentos do Word.

O Chem4Word está disponível gratuitamente para download no site Microsoft Education Labs Web e a empresa planeja disponibilizar seu código-fonte sob a licença open-source do Apache até o final deste ano.

O Chem4Word é compatível com o Office 2007 e foi desenvolvido pela Microsoft Research em conjunto com três professores da Universidade de Cambridge.

O plugin usa como base o recurso do Word/2007 que permite a inserção e edição de equações matemáticas. A diferença é que o Chem4Word usa a linguagem Chemical Markup Language, que permite a inclusão de estruturas químicas e dados relacionados em seus documentos.

 

Baixe o plugin

Abra o navegador e digite o endereço http://www.educationlabs.com/projects/ChemistryAdd-in/Pages/default.aspx. Na janela que se abrir, clique em Try It e, em seguida, clique em Download. O arquivo executável tem 8,79 MB.

 

Insira uma fórmula

Após rodar o arquivo executável do aplicativo e também o pacote de instalação do plugin Chemistry será solicitado que clique no botão Install ao abrir o Microsoft Word 2007.

Na barra de menu do editor de textos será criado um atalho para o plugin com as fórmulas de química. Clique no menu Chemistry e, em seguida, clique na seta que aponta para baixo em Chemistry Gallery e selecione uma das opções da galeria. Em From filé, é possível buscar por fórmulas diretamente em uma pasta.

Felpuda


Nos bastidores, conversas, ou melhor, quase sussurros, dão conta de que compromisso assumido teria prazo de validade se acontecer a vitória de aliado.

A partir de então, o papo passaria a ser bem, mas bem diferente mesmo, pois, com acordo cumprido, novos objetivos passariam a ser fonte dos desejos, e sem nenhuma moeda de troca.

No caso, não haveria mais sequer um fio de bigode. Tipo, cada um na sua.