Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SEGUNDO TRIMESTRE

Confiança do comércio cai 3,7%, diz FGV

Confiança do comércio cai 3,7%, diz FGV
03/07/2012 08:02 - agência brasil


O Índice de Confiança do Comércio, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 3,7% no trimestre encerrado em junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. O indicador somou 126,4 pontos em junho deste ano, ante os 131,2 pontos em 2011.

A queda foi maior do que a registrada no trimestre encerrado em maio, que havia sido 2,4%. Doze dos 17 segmentos comerciais analisados pela pesquisa da FGV tiveram comportamento semelhante, entre eles o de material para construção, que teve recuo de 5,4% em junho, ante queda de 2,2% em maio.

A maior redução (4,3%) foi observada no subíndice de Expectativas, que mede a perspectiva dos empresários do comércio em relação aos próximos meses. Entre as 1.233 empresas consultadas, 58,4% esperam melhora e 4,5%, piora da situação dos negócios. Em junho do ano passado, os índices eram melhores: 66,7% esperavam melhora e 3,6%, piora.

Já o subíndice da Situação Atual, que avalia a percepção dos empresários do comércio em relação ao presente, teve queda de 2,7%.

Felpuda


Nos bastidores, conversas, ou melhor, quase sussurros, dão conta de que compromisso assumido teria prazo de validade se acontecer a vitória de aliado.

A partir de então, o papo passaria a ser bem, mas bem diferente mesmo, pois, com acordo cumprido, novos objetivos passariam a ser fonte dos desejos, e sem nenhuma moeda de troca.

No caso, não haveria mais sequer um fio de bigode. Tipo, cada um na sua.