Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SANGUE E MEDULA

Hemosul realiza campanha em Jardim

Hemosul realiza campanha em Jardim
13/08/2012 11:00 - da redaçãoo


Nos próximos dias 17 e 18 de agosto, o Hemosul realizará no município de Jardim uma campanha de doação de sangue e medula. A ação se dará no Centro de Saúde Nestor Pereira, na rua Antônio Pinto Pereira, nº 428, das 14h às 18 horas na sexta e das 7h às 11 horas no sábado. A previsão de coleta é de 180 bolsas de sangue.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados de pai ou mãe ou responsável legal, ou então retirar na unidade de doação um modelo de declaração, levar para mãe ou pai ou responsável legal assinar e então reconhecer firma desta assinatura. É necessário estar bem alimentado, não beber nas últimas doze horas nem mesmo socialmente, e pesar no mínimo 55 kg, peso praticado pela Hemorrede de Mato Grosso do Sul desde julho de 2012.

Para doação de medula é preciso ter entre 18 e 55 anos e ter de boa saúde. A doação é feita retirando-se 5ml de sangue, como um exame de laboratório, e o doador é cadastrado no Redome - Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea do Inca – Instituto Nacional do Câncer. Seus dados genéticos são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula. Se for constatada compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada. Porém, para ter compatibilidade a chance no Brasil é de uma em cem mil e com alguém de outro país de uma em um milhão.
 

Felpuda


A lista do Tribunal  de Contas de MS,  com nomes de gestores que tiveram reprovados os balanços financeiros  de quando exerceram cargos públicos,  está deixando  muitos candidatos de cabeça quente.  Conforme previsto  pelo Diálogo, adversários estão se utilizando de tais dados para cobrar, principalmente nas redes sociais, deixando alguns gestores na maior saia justa e tendo que se explicar. O eleitor, por enquanto, só observa. E dê-lhe!