Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DOURADOS

Onça-parda é atropelada e está em estado grave

Onça-parda é atropelada e está em estado grave
02/09/2012 15:29 - VÂNYA SANTOS


Um filhote de onça-parda, de aproximadamente um ano, foi atropelado ontem (1) de manhã, no km 282 da BR-163, próximo a Vila Vargas, em Dourados. O animal foi socorrido em estado grave por equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA).

Após ser recolhido na margem da rodovia, a onça foi levada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande, onde foi submetida a cirurgias no período da tarde. Conforme veterinários, o estado de saúde do filhote fêmea ainda é grave.

Segundo a PMA, a onça-parda, também chamada de puma ou suçuarana, é encontrada em todas as Américas, desde o Canadá, ao extremo sul da América do Sul. Vive em torno de 15 anos e em alguns locais pode atingir 100 quilos. É um animal solitário e prefere viver em lugares de difícil acesso, como florestas, desertos e montanhas. Geralmente, caça ao entardecer.

Em Mato Grosso do Sul, ela tem a característica de matar animais para ensinar os filhotes a caçar. Sendo assim, acaba matando além do que precisa para comer. Isto faz com que as pessoas matem o animal e seus filhotes sejam encaminhados ao Cras.

Felpuda


Prefeitura de município do interior de MS recebeu recomendação do Ministério Público do Estado no sentido de exonerar servidores comissionados, livres do cartão de ponto, que são parentes de secretários da administração e de vereadores. O nepotismo se tornou um excelente “negócio” por lá, e se até o dia 6 de agosto as devidas providências não forem tomadas, medidas serão adotadas, como ação por improbidade administrativa. Tem gente que não aprende mesmo, né?