Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Onze feriados nacionais podem ser prolongados este ano

Onze feriados nacionais podem ser prolongados este ano
06/01/2009 12:30 -


     

 

 

Pode marcar na agenda: 2009 terá 11 feriadões. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro já fez até as contas. Por causa do grande número de folgas nos dias úteis, o Brasil pode perder até 5% do PIB, a soma de tudo que é produzido por nossa economia. Mas para alguns setores, é sempre bom lembrar que feriado significa também ganhar dinheiro.

No ano passado, quatro dos 12 feriados nacionais caíram em finais de semana. Em 2009, será diferente. Onze feriados nacionais, fora os estaduais e municipais, serão em dias úteis. Alguns na terça ou na quinta-feira, com direito à esticada até o final de semana.

 

Mas nem todos comemoram. A indústria teme queda nas vendas. A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro fez o cálculo e estima que o país terá um prejuízo de R$ 150 bilhões no ano. ?Para o setor industrial, é péssimo, porque interrompe o processo de produção?, comenta o presidente da Federação da Indústria de Brasília, Antônio Rocha.

O economista Roberto Piscitelli acredita que os feriados poderiam ser transferidos para sextas ou segundas, mas lembra que, se alguns setores perdem, outros se beneficiam com as folgas longas. ?São as áreas de turismo, lazer, restaurantes. Essas atividades são até aquecidas com os feriados?, diz ele.

 

Dos 11 feriados nacionais, apenas um cairá no domingo: o de 15 de novembro, a proclamação da República. Este não vai dar para emendar.

 

Com informações do G1

Felpuda


Pré-candidatos que em outras eras cumpriram mandato e hoje sonham em voltar a ter uma cadeira para chamar de sua estão se esmerando em apresentar suas folhas de trabalho. O esforço é grande para mostrar os serviços prestados, mas estão se esquecendo que a cidade cresceu, os problemas aumentaram e aquilo que já foi tido como grande benefício hoje não passa da mais simples obrigação diante do progresso e das novas exigências legais. Assim sendo...