Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Pesquisa: 33% dos americanos não acreditam que seres vivos evoluíram

Pesquisa: 33% dos americanos não acreditam que seres vivos evoluíram
02/01/2014 01:00 - terra


Um em cada três americanos não acredita em evolução. O dado é de um levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas Pew, nos Estados Unidos, e que foi divulgado na segunda-feira. Segundo os números, 33% dos moradores do país pensam que "humanos e outros seres vivos existem em sua forma atual desde o começo dos tempos". As informações são do Huffington Post.

Dentre a maioria, um quarto disse que "um ser supremo guiou a evolução de seres vivos para o propósito de criar humanos e outras formas de vida que existem hoje".

Dois terços dos evangélicos brancos disseram não acreditar em evolução. Metade dos evangélicos negros disse o mesmo. Nas principais igrejas protestantes, 15% seguiu essa linha.

Na segmentação política, 67% dos democratas disseram acreditar na evolução humana, contra 43% dos republicanos. Em 2009, a mesma pesquisa indicou 64% dos democratas acreditando na evolução, contra 54% dos republicanos.

A pesquisa foi feita entre 21 de março e 8 de abril com 1.983 adultos. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Outra pesquisa, divulgada em setembro pelo Huffington Post, indicava que 14% da população dos Estados Unidos não acreditava na evolução e um quarto acreditava na evolução sem interferência de Deus. Outros 46% disseram que Deus guiou a evolução ao longo dos tempos.

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.