Clique aqui e veja as últimas notícias!

CORREIO INFO

Pesquisa revela um maior empreendedorismo jovem

Pesquisa revela um maior empreendedorismo jovem
28/09/2016 16:39 - Cleidson Lima


 

A Fundação Telefônica Vivo acaba de lançar a segunda edição do Juventude Conectada, estudo sobre comportamento do jovem e sua relação com a tecnologia, que está disponível para download em www.fundacaotelefonica.org/acervo

Os dados revelam avanços em relação a uma edição que foi amplamente divulgada anteriormente, relacionada com a participação social, no empreendedorismo e no comportamento do jovem. Para 85% dos entrevistados, o celular é o principal meio de conexão, por permitir que esteja o tempo todo on-line. “O jovem está permanentemente conectado e encontrou na tecnologia uma maneira de ter uma expressão livre com autonomia e protagonismo”, avalia o diretor-presidente da Fundação, Americo Mattar.

O estudo mostra que a presença on-line ganha cada vez mais o seu espaço como negócio – 21% de todas as pessoas entrevistadas já empreendem no mundo digital e 49% pretendem empreender com o uso da tecnologia e internet em até cinco anos. Além disso, a participação social dos jovens na rede cresceu sete pontos porcentuais em comparação com a primeira edição da pesquisa. Hoje, 69% afirmaram já ter participado de qualquer atividade on-line, ante os 62% registrados em 2014. A preocupação com agressividade associada à intolerância ficou mais evidente nesta edição. Dos entrevistados, 37% acreditam que a internet influencia o comportamento agressivo. Muitos preferem não revelar em suas páginas pessoais opiniões sobre política, gênero, classe social, entre outras, para não sofrer ameaças ou bullying.

O estudo ouviu cerca de 1.440 jovens, de 15 a 29 anos, das classes A, B, C e D de todas as regiões do Brasil. As perguntas foram elaboradas com a ajuda de um grupo de 11 jovens hiperconectados, com presença intensa na internet. O grupo também participou da análise dos resultados. Para enriquecer a pesquisa, os dados foram discutidos com dez especialistas nos eixos – comportamento, educação, empreendedorismo e ativismo.

DESEJO DE EMPREENDER

A pesquisa mostra que 65% dos jovens preferem ter um negócio próprio a ser empregados. Desenvolvimento de conteúdo digital, plataformas de comércio eletrônico e programação de aplicativos e sites são as atividades mais citadas como forma de gerar renda a partir da internet.

Os jovens acreditam que a internet é a ferramenta essencial na participação social. Quando ocorre uma iniciativa que se inicia por meio da internet, a probabilidade de participação, efetividade e alcance aumentam. Apesar disso, a maioria espera que o engajamento vá além: 44% desaprovam quem participa de questões sociais e políticas apenas na internet.

A força das redes para unir pessoas em torno de causas está consolidada entre uma boa parte dos jovens. Dos entrevistados, 43% concordam que a internet aumenta a participação em mobilizações sociais ou políticas, e 40% concordam que a internet colabora com uma visão mais crítica.

Entre as principais formas de engajamento do jovem, estão fazer comentários on-line (30%), ir para as ruas (28%), repassar convites para atos (28%) e compartilhar conteúdo nas redes sociais (28%). O porcentual de participação presencial é o mesmo das iniciativas online (28%).

O receio da agressividade e intolerância é manifestado em relação a temas específicos. Os principais são homofobia (mencionado principalmente por meninos e jovens de São Paulo, Recife e Belém), racismo, origem ou região (citado nos grupos de Belém e Recife), gênero ou machismo (mencionado especialmente por jovens de São Paulo e Brasília) e religião ou filosofia de vida (citado por todos os grupos, nem sempre em função de situações vividas por eles próprios).

INTERAÇÃO E AUTONOMIA

Nos últimos dois anos, a convivência entre gerações (avós, tios, primos, mãe e pai, irmãos mais novos e mais velhos) no mundo digital tornou-se mais harmoniosa e a preocupação do jovem com o uso inadequado de fotos ou comentários por familiares perdeu importância. A mudança é atribuída ao crescimento do uso de smartphones e notebooks que proporcionam mais autonomia e liberdade por serem acessados de forma individualizada.

Na primeira edição da pesquisa, uma das formas mais utilizadas para fugir do controle dos pais era apagar o histórico de navegação do browser e agora o uso seletivo das mídias digitais cumpre esse papel.  

No que se refere à interação, os jovens acreditam que as amizades são construídas independentemente da proximidade física. Mais do que uma extensão, a relação on-line complementa a off-line. Os especialistas entrevistados concordam que a autenticidade ou profundidade das relações pode existir nas amizades virtuais que muitas vezes são transportadas para o ambiente não virtual.

POTENCIAL TECNOLÓGICO

O uso da tecnologia está incorporado em todos os aspectos da vida do jovem, exceto na educação. Apesar disso, os jovens estão convencidos de que podem aprender mais se tiverem acesso a tecnologias em sala de aula. Dos entrevistados, 92% concordam que a internet possibilita maior acesso ao conhecimento e  às informações; 49% concordam que usar a internet melhorou a fluência em inglês; e 42% concordam que ficam mais motivados a estudar com o uso da internet.

A Fundação Telefônica Vivo tem projetos em todo o País que comprovam a eficiência das tecnologias aplicadas à educação. “Alunos empoderados para exercer seu protagonismo em sala de aula utilizando as tecnologias podem ter melhor aprendizagem especialmente nas disciplinas básicas, como matemática e português. Somente com a plataforma Escola Digital, oferecemos conteúdos que podem beneficiar até 22 milhões de alunos”, explica Americo Mattar.

A pesquisa também ganhou versão em vídeo, filmada em formato de série com quatro episódios, de 26 minutos cada. O documentário Juventude Conectada reúne entrevistas com personagens reais, que refletem as características identificadas nos quatro eixos da pesquisa. O material está disponível em youtube.com/fundacaotelefonica e pode ser utilizado para discussões em sala de aula, debates e reflexões.

CENTRO-OESTE

Os jovens da região Centro-Oeste são os que mais concordam que o YouTube pode ser usado para aprendizado escolar (a nota na região é de 8,1 e 7,8 no País) e que a internet ajudou a aumentar a fluência na língua inglesa (8,0 na região e 7,8 no País). A região também apresenta o maior porcentual de acesso a site de notícias: 81%, enquanto o índice no Brasil é de 70%, além do mais alto índice de uso de tablets – 24%, em relação a 16% no País.