Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

GASOLINA

Reajuste foi repassado aos consumidores

Reajuste foi repassado aos consumidores
10/01/2014 15:25 - FOLHA PRESS


O reajuste da gasolina nas refinarias da Petrobras foi integralmente repassado para o consumidor. Segundo dados do IPCA, o aumento nos postos foi de 4,04% em dezembro.

A estatal reajustou seus preços no final de novembro em 4% na gasolina e 8% para o diesel.

Em geral, o aumento nas bombas dos postos sempre é menor, já que não inclui impostos e o álcool, que tem um valor inferior, e é misturado em 25% à gasolina. Mas não foi o que ocorreu desta vez.

Um dos motivos é que o etanol avançou 4,83% em dezembro. Tanto a gasolina como o álcool já haviam registrado alta em novembro de 0,63% e 0,94%.

Passagem aérea

Outro foco de aumento do grupo transporte na inflação de dezembro veio das passagens aéreas, que subiram 20,13% com alta temporada e as festas de final de ano.

O item, ao lado da gasolina, são os de maior peso no IPCA. O combustível teve um peso de 0,15 ponto percentual e as tarifas aéreas, de 0,12 ponto percentual.

Somados os dois impactos (0,27 ponto), chega-se pouco menos de um terço do índice fechado de dezembro 0,92%.
 

Felpuda


Nos bastidores, conversas, ou melhor, quase sussurros, dão conta de que compromisso assumido teria prazo de validade se acontecer a vitória de aliado.

A partir de então, o papo passaria a ser bem, mas bem diferente mesmo, pois, com acordo cumprido, novos objetivos passariam a ser fonte dos desejos, e sem nenhuma moeda de troca.

No caso, não haveria mais sequer um fio de bigode. Tipo, cada um na sua.