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Realidade cruel

Realidade cruel
15/03/2010 04:09 -


Os dados a la rmantes de violência nas escolas públicas de Campo Grande revelam a cruel realidade enfrentada por professores diariamente. Pesquisa encomendada pelo sindicato da categoria mostra que 18,2% dos docentes afirmaram já terem sido agredidos fisicamente no local de trabalho. Nem todas as situações são informadas à entidade e muito menos à polícia, mas é de conhecimento público que as agressões têm aumentado dentro do ambiente escolar. O que precisam ser apuradas, são as causas destes atos para, a partir daí, elaborar mudanças que ajudem o profissional a desenvolver melhor seu trabalho: o de ensinar. Entretanto, a educação para que o aluno não chegue ao ponto de agredir o professor não será ensinada apenas nas salas de aula, os pais destes estudantes têm papel fundamental neste contexto. Devem, obrigatoriamente, acompanhar a vida escolar dos filhos. Quando isso não acontece, o professor fica, praticamente, sem alternativas. Como ensinar português, matemática, geografia ou história a jovens que não têm as bases essenciais de viver de forma organizada em sociedade? Certamente, a interação das escolas com os alunos precisa ser revista. Recentemente, em entrevista ao Correio do Estado, o promotor de Justiça Sérgio Harfouche afirmou que a falta de civismo e a evasão foram os principais problemas encontrados nos colégios. E, diante do levantamento que comprova a dificuldade do professor em "manter o controle" da sala de aula, está claro que alguns valores precisam ser resgatados. E isso só será feito com apoio dos pais e de políticas desenvolvidas neste sentido pelo poder público. Será que a única solução que as autoridades conseguem enxergar é colocar policiais para fazer rondas nas escolas, a exemplo do que será feito para tentar diminuir a violência contra médicos nos postos de saúde? Essa, obviamente, não é a maneira correta de mostrar a diferença entre o certo ou errado aos alunos, mas medida emergencial para impedir problemas ainda maiores. No entanto, os docentes já enfrentam algumas consequências catastróficas decorrentes desta falta de companheirismo e respeito nos colégios. Uma delas reflete nos problemas de saúde dos profissionais. Como mostra a pesquisa, 37,20% dos entrevistados já tiveram de solicitar licença médica e outros 36,39% fazem uso contínuo de medicamentos. Ainda, esbarram em problemas de falta de estrutura das escolas, que contam com salas lotadas e não fornecem equipamentos. Amanhã, os professores pretendem suspender as aulas em alguns colégios para reivindicar implantação do piso nacional do magistério. Essa é mais uma luta que terão de vencer. Mas, a discussão não pode deixar de fora os dados alarmantes que dificultam o trabalho destes profissionais. Os atos de violência, além de prejudicar os docentes, influenciam no rendimento dos alunos. Há necessidade de repensar o modelo educacional que se deseja nas escolas.

Felpuda


A lista do Tribunal de Contas de MS, com nomes de gestores que tiveram reprovados os balanços financeiros de quando exerceram cargos públicos, está deixando muitos candidatos de cabeça quente.  Conforme previsto pelo Diálogo, adversários estão se utilizando de tais dados para cobrar, principalmente nas redes sociais, deixando alguns gestores na maior saia justa e tendo que se explicar. O eleitor, por enquanto, só observa. E dê-lhe!