Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

IMPOSTO

Receita recebeu 21,5 mil declarações pela manhã

Receita recebeu 21,5 mil declarações pela manhã
01/03/2011 12:13 - AGÊNCIA BRASIL


Balanço parcial divulgado pela Receita Federal sobre a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 mostra que até as 11h30 os computadores registravam 21,5 mil declarações entregues. A estimativa é que até o fim do dia sejam 100 mil declarações, o mesmo número do ano passado.

A entrega começou às 8h normalmente, mas passou a apresentar certa lentidão ao longo da manhã. Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a queda na velocidade nos downloads do programa de 2011 não é considerado um problema no primeiro dia, “porque muitas pessoas querem entregar a declaração no início do prazo na expectativa de receber a restituição nos primeiros lotes”.

O prazo vai até o dia 29 de abril e o programa gerador da declaração está disponível na internet. Este ano não poderá mais ser usado o formulário de papel.

A Receita estima receber este ano 24 milhões de declarações, praticamente o mesmo volume de 2010 e 2009 devido a mudanças implementadas pelo Fisco, como a desoneração dos contribuintes que tinham patrimônio entre R$ 80 mil e R$ 300 mil e o fim da obrigatoriedade para quem preenchia o formulário apenas por ter sido sócio de empresa.

Felpuda


Nos bastidores, há quem garanta que a única salvação, de quem está com a corda no pescoço, é ele aceitar ser candidato a vice-prefeito em chapa de novato no partido. Vale dizer que isso nunca teria passado por sua cabeça, uma vez que foi eleito com, digamos, “caminhão de votos”. Se aceitar a imposição, pisaria na tábua de salvação; se recusar, poderá perder o mandato. Ah, o poder!