Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Torneio leiteiro da raça girolando na Expogrande aponta bom rendimento

Torneio leiteiro da raça girolando na Expogrande aponta bom rendimento
29/03/2010 10:18 -


A grande campeã do Torneio Leiteiro Girolando da Expogrande é a vaca Gil São Marcos, de propriedade de Rubens Belchior da Cunha Filho. Com uma média de 42,852 kg de leite/ dia Gil São Marcos levou o troféu. A vaca Urca, de Renato Medrado foi a campeã entre os animais da raça gir leiteiro, com uma média de 23,75 kg de leite/dia. “O torneio leiteiro da Expogrande é uma forma de mostrar aos produtores, e ao público, a importância do leite e o melhoramento genético das raças, que leva aos bons desempenhos”, disse Ronan Rinaldi de Souza Salgueiro, produtor e participante do evento. “Esse torneio mostrou que MS tem animais em condições de disputar competitivamente em qualquer torneio do País, e que não é só Minas Gerais que tem uma pecuária leiteira de resultados”. Cada um dos dois torneios foi disputado com nove animais, durante três dias, sendo que no girolando havia diversas categorias conforme o nível de mistura de sangue holandês/Gir, raças que compõem o girolando. Na categoria ½ a campeã foi Casquinha do Fazendão, que pertence a Ronan Salgueiro. Ela atingiu uma média de 31,417 kg de leite/ dia. Cunha atentou para o fato de que, com a vitória aqui na Expogrande, sua vaca passa a compor o top três do ranking nacional. “Em um dos dias a Gil quase alcançou a campeã nacional, ficou a traz por pouco mais de um quilo de leite”, revela. No pico dos três dias de competição, a Gil chegou a produzir 48 quilos, conta proprietário. Para garantir tanto leite, os produtores têm de cercar as vacas de mimos: vigilância 24 horas por dia para garantir que o animal esteja confortável, ventiladores e até climatizadores são usados para se ter certeza de “balde” cheio. Alimentação também não pode faltar. Julgamento No julgamento da raça girolando os resultados foram: Grande Campeã Girolando 1/2 - Helena Vale Ouro QSM, da Agropecuária São Marcos, que também ficou com o Reservado, com Danna Coliseu QSM. A Grande Campeã Girolando 3/4 foi Boemia São Marcos de Rubens Belchior da Cunha. A Reservada foi Alca Negundo QSM, da Agropecuária São Marcos. A Grande Campeã 5/8 foi Garrida Caxi do Fazendão, de Hugo Belchior da Cunha. A Reservada foi Amorosa André FB/Escola Bodoquena, de proipriedade da Fundação Bradesco. O Grande Campeão Girolando 3/4 foi Kaka Billy do Fazendão, de Ronan Rinaldi de Souza Salgueiro e o Grande Campeão 5/8 foi Navarro Touchdown do Fazendão, também de Ronan Salgueiro. Segundo o superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Celso Menezes, de 2009 para 2010 melhorou a qualidade dos animais em julgamento. “Graças ao trabalho criterioso dos criadores e a assistência técnica garantida pelo Núcleo Girolando de MS”, afirmou.

Felpuda


Comentários maldosos nos meios políticos dão conta que duas figurinhas que se rebelaram contra os próprios colegas poderão ficar no sereno político e, de forma indireta, serem personagens das próprias manifestações.

Um deles defendeu a redução do número de vereadores, e o outro disse ter vergonha de exercer o cargo. Agora enfrentam altos e baixos na campanha eleitoral.