Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

EMPRESAS

Windows XP equipa 95% dos caixas eletrônicos em todo o mundo

Windows XP equipa 95% dos caixas eletrônicos em todo o mundo
22/01/2014 20:00 - FOLHA PRESS


Centenas de milhares de caixas eletrônicos ficarão defasados em todo o mundo depois de abril, quando Microsoft deixará de dar suporte ao Windows XP.

O sistema operacional, que tem 12 anos de idade, equipa 95% dos caixas automáticos do mundo, segundo a NCR, maior fornecedora de máquinas desse tipo nos EUA.

O SO serve de suporte para a interface dos bancos. A maioria dos caixas terá que migrar para o Windows 7 muitos precisarão de atualização de hardware ou precisarão ser substituídos.
Até lá, falhas de segurança que forem encontradas por hackers e criminosos permanecerão sem solução.

Embora a Microsoft tenha avisado há anos sobre o fim do suporte ao XP, a indústria de caixas eletrônicos tem sido lenta a pocurar soluções. A empresa KAL, que produz software para as máquinas, estima que apenas 15% dos caixas dos EUA estarão atualizados para o Windows 7 em abril.

No Brasil, o impacto do fim do suporte será menor, já que os caixas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal utilizam o sistema Linux. Bancos privados, como Bradesco, Itaú e Santander, utilizam o Windows.  

Felpuda


Na troca de alfinetadas entre partidos que não se entenderam até agora sobre eventual aliança, uma outra peça está surgindo: trata-se do levantamento completo sobre investimentos feitos, recursos liberados, parcerias em todas as áreas, além do prazo de quando tudo isso começou. Caso os palanques venham a ficar distanciados, a divulgação será feita à exaustão durante a campanha eleitoral, para mostrar quem é quem na história. Os bombeiros continuam atuando.