Colunistas

CLÁUDIO HUMBERTO

Nosso meio ambiente é um ativo valioso

Nosso meio ambiente é um ativo valioso

Continue lendo...

“Nosso meio ambiente é um ativo valioso”
Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, deixa extremistas do meio ambiente de cabelo em pé

Câmara investiga ataque da Aneel à energia solar
A consulta pública malandra da “agência reguladora” Aneel, destinada a alterar as regras de 2012 para consumidores investirem em geração de energia solar, enfureceu o líder do Podermos na Câmara, deputado José Nelto (GO). “É muito grave”, diz, “a Aneel foi criada para regular e defender a população!”. Para ele, a agência está a serviço das empresas de distribuição de energia. Os responsáveis pelo golpe contra os consumidores serão chamados a dar explicações na Câmara.

Distribuidoras mandam
A Aneel tenta obrigar quem investe em energia solar a pagar pedágio às distribuidoras e também “encargos” da conta de energia.

Golpe baixo
Investindo na geração de energia solar, os consumidores podem ficar livres da dependência das distribuidoras. É o que a Aneel tenta impedir.

Perda de credibilidade
Quando muda as próprias regras, beneficiando desavergonhadamente distribuidoras, a Aneel mostra que abriu mão da própria credibilidade.

Depoimento na Câmara
Esta semana, a Câmara vai definir a data do depoimento do ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) sobre esse golpe da Aneel.

Desemprego atingirá um dígito antes da eleição
O emprego é o último a sentir os efeitos de uma crise ou recuperação econômica, mas as quedas nos últimos meses, de 12,7% para 11,8%, na taxa de desemprego aumentaram a expectativa entre economistas de que o índice rompa a barreira psicológica de 10% antes mesmo das eleições do ano que vem. O governo trata o tema com reservas, mas a aprovação da reforma da Previdência deixa mais difícil conter a euforia.

Deu confiança
Segundo Walter Franco, professor do Ibmec, a reforma foi “uma grande vitória”, mas o impacto maior virá com as “reformas microeconômicas”.

Ainda vai melhorar
Franco cita a reforma trabalhista ao prever queda mais acentuada com “contratações de fim de ano e no período até o carnaval” de 2020.

Redução inegável
Dados do IBGE comprovam tendência de queda no desemprego. Eram 12,7% no trimestre terminado em março e 11,8% no último trimestre.

Rivalidade do mal
Brasil e França disputam liderança do ranking de país com maior carga tributária sobre empresas que criam empregos. O tributarista Eliézer Martins conta que a França vai cortar de 34,4% para 25% até 2022. Enquanto os “gênios” no Brasil só cogitam mudar nome de impostos.

Tortura não pode
As sessões de julgamento do STF fazem lembrar o velho professor de Direito Constitucional, para quem todos os votos daqueles ministros são inconstitucionais. Por quê? “A Constituição proíbe tortura”, dizia.

Como pode?
Eric Berthelot, presidente do Naval Group, ex-DCNS, empresa francesa enrolada até o pescoço nas propinas da Odebrecht pelo submarino nuclear brasileiro, vai à Câmara esta semana para “discutir a indústria”.

Tudo a ver
A ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT-CE), que já foi muito maltratada pelos próprios petistas, como na eleição de 2004, convidou o “neotucano” Alexandre Frota (SP) para depor na CPI das Fake News.

Pizza no forno
A CPI da Vale, rebatizada de “CPI de Brumadinho”, na Câmara, vai votar relatório de Rogério Correia (PT-MG) indiciando a mineradora e alemã Tüv Süd. Não se falam nos criminosos pessoas físicas.

É só alegria
Após o STF fazer a alegria de advogados acabando a prisão após a segunda instância, que renderá milhões em honorários, a CCJ do Senado discute projeto de Efraim Filho (DEM) que dispensa licitação para contratar advogados e contadores pelo Poder Público.

Mais duas reformas
Apesar da torcida contrária, a grande margem de apoio ao governo Bolsonaro na reforma da Previdência anima seus apoiadores no Congresso, que já esperam as reformas Administrativa e Tributária.

Propriedade intelectual
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) fechou acordos com diversos países, incluindo EUA, China e Japão para tentar agilizar o registro de marcas e patentes. Atualmente o processo leva até 4 anos

Pergunta na 2ª instância
O STF também beneficiará acusado de mandar matar o ex-prefeito de Santo André Celso Daniel?

PODER SEM PUDOR

Vantagem da soneca
O poeta chileno Pablo Neruda era conhecido pelo hábito de abandonar qualquer coisa, após o almoço, por uma boa soneca. Era candidato a presidente de seu país quando visitou o Brasil. Em uma de suas muitas entrevistas, ele acabaria sendo confrontado com aquele hábito que fazia as delícias dos adversários. Neruda respondeu com tranquilidade: “Claro, vou continuar com a sesta. Enquanto estiver dormindo, a população saberá que não lhe vou fazer nenhum mal...”

___

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

www.diariodopoder.com.br

CLÁUDIO HUMBERTO

"Quem paga a conta somos nós!"

Governador Romeu Zema (Novo-MG) sobre aposta de Lula na gastança para se reeleger

24/03/2025 07h00

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Continue Lendo...

Na Lava Jato, corrupção e não batom dava 14 anos

Caso emblemático de primeiro político condenado no âmbito da Lava Jato, o ex-deputado petista André Vargas (PR) pegou em 2015 pena de prisão de 14 anos e quatro meses por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

No regime atual, 14 anos é o que pretende Alexandre de Moraes na condenação da cabelereira Débora Santos, mãe de duas crianças pequenas, presa há dois anos por ter reproduzido com “perigoso” batom, na estátua da Justiça, a expressão “Perdeu, Mané” de Luís Barroso.

Muita raiva nessa hora

O ressentimento do ministro Joaquim Barbosa, alvo do deboche de André Vargas, lembra o “sangue nos olhos” de Moraes na atualidade.

Cadeia é ‘pouco’?

Moraes incluiu também 100 dias-multa, o equivalente a quase quatro meses de penas. Custo: um terço do salário-mínimo/dia ou R$50 mil.

Livre e solto

André Vargas foi solto em 2018, após cumprir três anos e meio, e o STF, claro, já sem Barbosa, anulou as condenações do ex-deputado em 2023.

Ops, erro de Cep

O STF entendeu que o então ex-deputado pelo Paraná não deveria ter sido julgado em Curitiba (PR) por fatos consumados no Distrito Federal.

PSD prefere Pacheco longe da Esplanada de Lula

Lula não oficializou o convite para que Rodrigo Pacheco (PSD-MG) ocupe uma vaga em seu ministério. Até porque acha, no fundo, que nada ganharia com isso, mas teria enviado “emissários” sondar o ânimo do senador.

Na direção nacional do PSD, há o entendimento de que a proximidade com Lula, a ponto de virar ministro do petista, seria um tiro no pé, caso Pacheco resolva mesmo disputar o governo de Minas Gerias em 2026, com risco de respingar na campanha presidencial.

PSD com Tarcísio

Enraizado no Governo de São Paulo está Gilberto Kassab, dono do PSD, que vê o governador Tarcísio de Freitas (Rep) como herdeiro da direita.

Só milagre

Pacheco não fechou as portas para o convite e pode reavaliar a proposta caso Lula desponte com boa avaliação no Estado.

Nem pintado de ouro

Pesquisa Genial Quaest do mês passado dá bons motivos para o distanciamento de Lula: o petista tem 63% de rejeição em Minas Gerais.

Ladra não entra

Ex-presidente da Argentina e amigona de Lula e Dilma, Cristina Kirchner não pode mais pôr os pés nos Estados Unidos. Foi proibida pelo governo de Donald Trump, acusada de “corrupção significativa”.

Faça o que digo

Viralizou vídeo de Tabata Amaral (PSB-SP) criticando prefeito que deixa o cargo para disputar outro. É exatamente o que fará seu namorado João Campos (PSB), prefeito do Recife e pré-candidatíssimo a governador.

Regalias a criminosos

O governador Romeu Zema (Novo-MG) rebateu críticas de Ricardo Lewandowski (Justiça), para quem a polícia “prende mal”. “Em vez de proteger pessoas de bem, concede regalias a criminosos”, disparou.

Cada vez pior

Fãs do “Operação Fronteira Brasil”, do canal Discovery, acham bizarro o Lewandowski retirar a Polícia Rodoviária Federal do combate ao crime. O programa documenta o papel notável da PRF contra a criminalidade.

Simples assim

O senador Hamilton Mourão (Rep-RS) fez um discurso tão corajoso quanto elogiado, criticando métodos e decisões do STF sem amparo na Constituição, e deu uma definição translúcida sobre ser de direita: “conservador nos costumes e liberal na economia. Simples assim.

Gleisi escanteada

As negociações para a tramitação da reforma do Imposto de Renda devem ser tocadas pela equipe do Ministério da Fazenda. A turma estima que o projeto deve ser aprovado até o meio do ano, em junho ou julho.

Linha sucessória

Com Lula viajando com os presidentes da Câmara e Senado, o vice Geraldo Alckmin vira titular. Em eventual impedimento, quem assumiria é o presidente do STF, Luis “Derrotamos o Bolsonarismo” Barroso.

De mal a pior

A Serasa Experian captou retração na atividade do comércio em fevereiro. De acordo com marcador, o índice registrou atividade negativa de 0,2% em comparação com janeiro.

Pensando bem…

…precisou ficar sem Orçamento para o governo apertar os gastos, mas só um pouco.

 

PODER SEM PUDOR

Deus e o Diabo na terra do sol

Do tipo que perde o amigo, mas não a piada, FHC gostava de contar uma piadinha envolvendo Antônio Carlos Magalhães. A história começava com a morte de ACM, após 120 anos de poder.

“Toninho Malvadeza? Ele é meu!”, reivindicou o diabo. “Também era chamado de Toninho Ternura”, lembra Deus, querendo agradar.

No dia seguinte tocou o celular de Deus. Era o Diabo: “Não aguento mais. O ACM dá palpite em tudo, quer saber as maldades, sugere aperfeiçoamentos. Não dá. Leve ele aí pra cima.” No dia seguinte, o Diabo telefonou para o Céu: “Deus?”, perguntou. Responderam do outro lado da linha: “Qual dos dois?”

Cláudio Humberto

Assine o Correio do Estado

COLUNISTAS

"Fui um presidente marcado para ser deposto",de José Sarney, 94 anos, sobre a chegada ao poder...

... Há 40 anos e dificuldades para conduzir a transição democrática, criticando esquerda e direita da atualidade do país

24/03/2025 05h00

Giba Um

Giba Um Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Fábio Barbosa, CEO da Natura, é considerado um craque, mas neste momento, um craque pressionado. Barbosa tem sobre si o descontentamento não apenas dos controladores – Pedro Passos, Guilherme Leal e Luiz Seabra – mas também de influentes minoritários da empresa  como como Dynamo, a norte-americana Pzena e a inglesa Aikia.

Mais: os miniritários são os que mais fazem pressão sobre Barbosa. A cobrança é por uma rápida solução para a venda da Avon Internacional. As negociações com a gestora IG4 não atam nem desatam. O prazo de exclusividade terminou dia 5, o que significa que a Natura pode abrir outras negociações.

Giba Um

Foi dada a largada

O remake de Vale Tudo só estreia dia 31 de março, mas uma festa luxuosa, que contou com a presença de grande parte do elenco, equipe de produção e diretores, no Copacabana Hotel.

Na festa, notou-se que o elenco aparenta estar bastante unido e preparado para lidar com as críticas e comparações que devem surgir durante a exibição da trama.

No discurso que fez durante a festa, Manuela Dias, autora da adaptação, agradeceu a todos.

“É uma novela que a gente vai poder assistir junto da nossa avó e não vai se sentir constrangido. Fazer Vale Tudo é um desafio maravilhoso. O importante é que não estou sozinha. Esse elenco é dos sonhos, e ter o privilégio de escrever para vocês é emocionante. Estou aqui para o que vocês precisarem sempre. Juntos até matar Odete Roitman”, brincou a autora.

Não foi por acaso que a Globo optou por uma trama que foi um sucesso de público em 1988. A adaptação é a tentativa de recuperar os números das novelas das 21h (20h) que Mania de Você, não conseguiu (aliás foi uma das piores novelas em audiência no horário nobre).

Entre tantas que brilharam estavam Taís Araújo e Paola Oliveira, respectivamente vão dar vida a Raquel e Heleninha Roitman (elas já trabalharam juntas em Cara e Coragem), Bella Campos, que dá vida a Maria de Fátima, Carolina Dieckmann, que viverá Leila, e a vilã-mor Odete Roitman, que será interpretado por Debora Bloch que tratou de defender a personagem:

“Busquei no texto entender quem é essa mulher, e o que ela representa no Brasil de hoje. Agora, é um outro momento de Brasil e do mundo. Mas tem um lado que as pessoas sempre amam odiar as vilãs. Isso também é interessante”.

Bolsonaro já tem nomes para Senado

Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto estão debruçados sobre o tabuleiro das eleições para o Senado em 2026. Neste momento, as discussões se concentram na movimentação das peças nos principais estados da federação. No Rio, não há nem discussão. Bolsonaro não abre mão de indicar os dois candidatos do PL.

E os nomes já estão mais do que dados: Flavio e o atual governador do estado Claudio Castro. No PL, há vozes que defendem a candidatura de Flávio ao próprio governo do Rio, ideia que esbarra na resistência do pai.

Com Eduardo Paes pela frente, a ameaça do 01 perder a eleição e, consequentemente, o foro privilegiado mexe com coração de Bolsonaro. Em São Paulo, as dúvidas são maiores.

Tudo depende do movimento a ser feito por Eduardo Bolsonaro que, ao menos no momento, cumpre autoexílio nos Estados Unidos. Por ora, o 03 oscila entre a reeleição na Câmara, liquida e certa ou uma candidatura ao Senado, com taxa de risco maior.

Almanaque

Para Lula, Janja e demais integrantes da comitiva que vai ao Japão: lá é proibido porte de armas, uso de drogas, uso irregular de celular, fumar em lugares públicos, jogar guimbas de cigarro no chão e tatuagens.

E considerados rudes usar toalha para limpar o rosto, usar a expressão “tim, tim”, roupas reveladoras (para elas), entrar nos templos de sapatos, tocar em produtos nos supermercados sem luvas, beijas, tratamentos estéticos e namorar em público só para começo de conversa.

Giba Um

Episódio dois

A Levis decidiu reviver, ou melhor, readaptar antigos comerciais produzidos pela companhia nos anos 80. E a estrela dessas novas versões é a diva Beyoncé.

O primeiro filme inspirado em "Launderette", o anúncio de 1985 que fez retornar às paradas Billboard a música "I Heard It Through the Grapevine", foi lançado em setembro do ano passado.

Agora, o segundo episódio da sua colaboração com a campanha Reimagine recria um anúncio de 1991, que ocorre numa sala de sinuca.

O mais recente anúncio, chamado "Pool Hall", exibe Beyoncé com uma roupa jeans, enfrentando um dos melhores na sinuca (representado pelo ator Timothy Olyphant), ao som de "Levii's Jeans", faixa de seu álbum country "Cowboy Carter".

Giba Um

 Não mudou nada

Há um episódio registrado no reencontro entre Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto, presidente do PL, depois que o ministro Alexandre de Moraes liberou os dois para voltarem a conversar.

Valdemar era o mais entusiasmado.

Na sede do partido, quando viu pela frente o amigo Bolsonaro, tratou de abraçá-lo e quase ia beijá-lo.

Bolsonaro recuou e decretou: “Aqui, não. Continuo ‘incomível’!”. Valdemar ficou meio desajeitado, mas acabou dando risada.

Licitação portuária

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, está empenhado em obter até o fim de abril, o aval do TCU para concessão do canal de acesso ao porto de Paranaguá (PR).

Costa Filho aposta todas suas fichas na licitação, a primeira dessa natureza no Brasil. A operação é tida como condição para o governo lançar edital para outros leilões similares, a começar por Santos, Itajaí e Rio Grande.

A entrega à iniciativa privada desponta como única solução para equacionar a falta de recursos públicos para dragagem de canais portuários. A licitação do canal de Paranaguá deve levantar perto de R$ 1 bilhão.

PÉROLA

“Fui um presidente marcado para ser deposto”, de José Sarney, 94 anos, sobre a chegada ao poder há 40 anos e dificuldades para conduzir a transição democrática, criticando esquerda e direita da atualidade do país.

Tábua de salvação

Com a popularidade rolando ladeira abaixo, o presidente Lula está apostando na aprovação do novo Imposto de Renda como tábua de salvação.

Nos bastidores, o cálculo principal envolve o impacto eleitoral da medida. Numa só jogada, ele quer melhorar sua avaliação e resgatar capital político para Fernando Haddad (Fazenda), ainda o nome mais forte do PT para o período pós-Lula.

A crise do Pix e a fama de “Taxad” prejudicaram a imagem de Haddad no eleitorado, mas Lula acha que pode recuperar tudo nos dois flancos.

Pode respingar

Está nas redes sociais: um processo no TCU sobre a compra de 300 respiradores pelo Consórcio Nordeste na pandemia pode respingar em Rui Costa (Casa Civil), vão a julgamento em maio.

O custo foi de R$ 48,7 milhões e os aparelhos nunca foram entregues. Auditores da corte responsabilizam Carlos Gabas, secretário-executivo do Consórcio, que era presidido na época pelo então governador da Bahia, Rui Costa. Observadores mais atentos lembram que o relator é Jorge Oliveira, indicado por Jair Bolsonaro.

Espólio

Azul e Gol em processo de fusão, já manifestaram à Anac a intenção de assumir os slots da Voepass no Aeroporto de Congonhas. São 20 cobiçados horários de pouso e decolagem no aeroporto paulista.

Se obter êxito, a dobradinha Azul e Gol passarão a ter 342 slots em Congonhas. A TAM também mira nos ativos para saltar de 240 para 260 horários.

Há mais de semanas, a Anac suspendeu a operação da Voepass até que a empresa comprove “correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão previstos em regulamentos”.

Olho no rastreamento

“Operador” de José Luiz Ábalos, ex-ministro do Desenvolvimento do governo socialista da Espanha, ‘lavou’ mais de 500 mil euros (R$ 3,1 milhões) no Brasil, furtados de contratos de compra de máscaras durante a pandemia da covid, segundo a Promotoria Anticorrupção da Espanha.

Autoridades espanholas afirmam que “para dificultar o rastreamento” do dinheiro roubado, uma grande parte foi depositada em conta aberta em nome da empresa brasileira Suro Capital no banco Itaú BBA.

O caso é investigado no Brasil e teria a participação de brasileiros (Ábalos já responde a processos no Supremo espanhol).

De volta

Depois de muitos anos, Sylvia Bandeira, atriz e ex-mulher de Jô Soares, 75 anos, assinou com a Globo e fará ‘Dona de mim’, próxima novela das 19h na emissora.

Ela será ‘Isabela’, mãe de ‘Filipa’, papel de Cláudia Abreu. Longe das novelas Sylvia se defende no teatro, de vez em quando. Seus admiradores veteranos ainda lembram dela, toda nua, em 1983, nas páginas de ‘Playboy’. Outros lembram das cenas sem roupa no filme ‘República dos Assassinos’, de 1979.

Implante de Xuxa

A apresentadora Xuxa Meneghel, 61 anos, acaba de submeter a um procedimento de implante de cabelos, depois de ter se certificado de um problema de saúde.

“Tirei cabelos de trás da cabeça e coloquei em cima, na frente e nas entradas. Daqui a três meses, esses fios devem cair e vão nascer outros no lugar. Não queria muito cabelo, só queria ter um cabelinho legal”.

Xuxa sofre de uma doença hereditária chamada alopecia androgenética, condição genética que torna os fios progressivamente mais finos até a queda. E de quebra, Xuxa se submeteu a 80 procedimentos estéticos, técnica que promete rejuvenescimento da pele, em intervalo de sete horas.

Mistura Fina

O MST aproveitou a presença de Lula, no começo do mês, num assentamento em Minas Gerais para computar números. Das 12 mil famílias que ele prometeu assentar na ocasião, só 4.800 seriam ligadas ao movimento.

O MST cobra o assentamento de 65 mil famílias ligadas a ele – e 140 mil no total. No que se refere a obtenção de terras pelo Incra, não houve suplementação de R$ 350 milhões previstos para 2025. Sem recurso, não seria possível desapropriar as cinco áreas prometidas por Lula.

um impasse envolvendo a ViaBahia, leia-se o fundo canadense PSP (Public Sector Pension Investment Board).

A empresa quer devolver à União as concessões da BR-116 e BR-324 na Bahia. Renan Filho, ministro dos Transportes, exige a entrega da operação até o fim do mês, em acordo com o TCU.

Só que falta o principal: dinheiro. Até agora, o governo não se comprometeu com nada e nem imagina de onde sairiam os recursos.

A vaga deixada por Cacá Diegues na cadeira sete da Academia Brasileira de Letras já estimula conhecidas figuras por sua eleição, já marcada para 30 de abril.

O senador Cristovam Buarque e a jornalista Miriam Leitão já entraram em contato com o presidente Merval Pereira e formalizaram suas candidaturas. Nas próximas semanas, eles tratarão de entrar em contato com cada um dos imortais, atrás de seus votos.

Impulsionada pela injeção de capital da Advent, a Skala Cosméticos quer ganhar o mundo. Internamente, a empresa trabalha com a meta de aumentar a parcela de vendas internacionais no faturamento de 20% para 30% em dois anos.

Em 2024, seu faturamento foi de R$ 1,1 bilhão. Hoje, a companhia exporta para 70 países e a meta é chegar a 100. Só que o principal combustível para o aumento de vendas no exterior deverá vir de um único lugar: os Estados Unidos.

A FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas – pediu recuperação judicial em São Paulo, quer forçar renegociação com credores de dívidas que somam R$ 130 milhões. Uma das maiores são dívidas de IPTU e outras desavenças que levaram à locação de novos imóveis. Aluguéis passados ficaram em aberto e o caso virou arbitragem. Com a recuperação, um eventual acerto de contar será parcelado e com desconto.

In – Blusa feminina mullet padrão

Out – Blusa feminina mullet alongado

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).