Colunistas

CLÁUDIO HUMBERTO

"O que sobrou para o povo foi frustração, e com toda razão"

Deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) ao citar picanha, feijão, café e outras promessas de Lula

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Congresso quer Lula fazendo Dino liberar emendas

Não foi exatamente amistosa a reunião de Lula com os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. Eles cobraram de Lula solução para a liberação de emendas, travadas pelo ministro do STF Flávio Dino, ligado ao presidente. Motta e Alcolumbre sabem que Dino faz o jogo para Lula retomar o controle na liberação das emendas, mas cumpriram o papel institucional de avisar que não há e não haverá boa vontade com o governo enquanto o assunto não for resolvido.

Enxaqueca 

Lula admitiu que o processo virou dor de cabeça. Aliados que firmaram compromissos baseados nas emendas cobram o Planalto.

Libera aí

Ainda nesta primeira quinzena, Alcolumbre e Motta devem se reunir com Dino. Querem “distensionar” a relação e liberar os pagamentos.

Zero à esquerda

Outra demanda é a saída do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), que, persona non grata no Congresso, deve cair fora.

Outra baixa

A saída de José Guimarães (PT-CE) da Liderança do Governo na Câmara também é certa. A vaga deve ficar com um partido de centro.

Carrão da BYD para autoridades fere Código de Ética

Viralizou na rede ‘X’ o artigo 17 do Código de Ética da Magistratura, segundo o qual “é dever do magistrado recusar benefícios ou vantagens” blábláblá, após a marca chinesa BYD “emprestar” a 20 dos 36 ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), até 2026, automóveis modelo Seal, avaliados em R$300 mil cada. A BYD também formou maioria no Tribunal de Contas da União TCU, “emprestando” carrões semelhantes a nove dos seus onze ministros. O privilégio causa espanto em Brasília. 

Ambientalistas

A justificativa da regalia parece obra de humorista: reflete “compromisso com o meio ambiente” na redução de emissão de gases poluentes.

Começou com Lula

A BYD começou a distribuição de agrados a autoridades com Lula, que recebeu o luxuoso suv Tan, avaliado em mais de meio milhão de reais.

Taxação adiada

Apesar da taxação obsessiva, Lula usou a sanção da reforma tributária para prorrogar até 2032 a isenção fiscal da BYD, prestes a caducar.

Que vergonha

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) resolveu se sujar na saída da presidência do Senado, protocolando no apagar das luzes um projeto que na prática inventa um novo Código Civil, alterando o Marco Civil da Internet para incorporar ideias dos inimigos da liberdade de expressão.

Duro ouvir isso

Entre as mentiras de Lula na mensagem ao Legislativo estavam as juras de seguir pautando o governo “pelo compromisso com o equilíbrio fiscal”. Nada mais falso, como mostram a Selic a 13,25% e inflação nas alturas.

Vem aí

Já bateu as 130 assinaturas o pedido de impeachment contra o presidente Lula, acusado pelos deputados de pedalada no programa “Pé-de-Meia”. O pedido é encabeçado por Rodolfo Nogueira (PL-MS).

De saída

A oposição pode acelerar a saída de Fabiano Silva dos Santos da presidência dos Correios. Deputados protocolaram ontem (3) pedido de CPI para investigar a estatal, que saiu do lucro para déficit bilionário.

Outro tipo de verde

Virou tema na agência Associated Press, uma das maiores do mundo, os preços “surreais (sic)” dos hotéis em Belém (PA) para a COP30. Quarto para uma pessoa sai a US$15 mil (R$89 mil), aumento de 9.500%.

Recessão técnica

O deputado Luiz Philipe de Orleans e Bragança (PL-SP) apontou que os dados recentes da economia brasileira já indicam a possibilidade de uma recessão técnica no Brasil: “Mas o que o governo faz? Aumenta gastos”.

Briga no Sul

O deputado Alceu Moreira (MDB-RS) soltou os cachorros contra Gabriel Souza, o vice gaúcho, também do MDB, que ele definiu como alguém cujo caráter “é menor que sua estatura”, em entrevista ao podcast Poder RS. Avisou que não apóia o baixinho à sucessão de Eduardo Leite.

EUA pagam a conta

Novo secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o holandês Mark Rutte admitiu ontem (3) que “a Defesa europeia sem os Estados Unidos não vai funcionar”.

Pensando bem...

...guerra no Congresso, só a dos bonés.

PODER SEM PUDOR

Além da fronteira

Assim como acha que o Golfo do México é mexicano, como disse estes dias, Lula já pagou outros micos. Na campanha de 1989, viajou para ganhar “envergadura internacional”. Ao desembarcar em Lisboa, não encontrou o presidente Mário Soares, que visitava a Estremadura, fronteira com Badajoz. Mas, solícito, o socialista telefonou a Lula para as boas vindas: “Estou cá na fronteira, ó pá!” Lula foi logo perguntando: “Fronteira com que país?” Soares contaria anos depois, a um ex-embaixador do Brasil, ter ficado chocado com a ignorância do candidato a presidente em assunto tão elementar. Lula não sabia que Portugal só tem fronteira com a Espanha. E o oceano pela frente.

ARTIGOS

Qual a relação do Canal do Panamá com a logística internacional do Brasil

13/02/2025 07h30

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Recentemente, o atual presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, demonstrou grande interesse na retomada do Canal do Panamá. O Canal, considerado como uma das grandes obras de engenharia do planeta, conecta o Oceano Atlântico ao Pacífico pelo Panamá, reduzindo distâncias e custos no transporte internacional de cargas.

Em 1903, os EUA firmaram o Tratado Hay–Bunau-Varilla assegurando direitos para construção e administração do Canal. Em 1977, pelo tratado Torrijos-Carter, ficou definido que a administração do Canal deixaria de ser dos EUA e passaria a ser da Autoridade do Canal do Panamá a partir de 31/12/1999.

O Canal tem sido muito utilizado, principalmente pelos EUA, por conectar a costa Oeste a Leste (ou vice-versa), reduzindo custos logísticos – uma vez que o custo unitário do transporte marítimo tem sido bastante competitivo para longas distâncias em relação aos outros modos de transporte, principalmente decorrente da eficiência energética e da economia de escala de grandes volumes.

Uma curiosidade: o navio Panamax (capacidade em torno de 65-80 mil toneladas) recebe esse nome pelo fato de ter as dimensões compatíveis para atravessar o Canal. Tal navio, inclusive, tem sido bastante utilizado para a movimentação de granéis sólidos agrícolas, como soja e milho, por exemplo. Mais recentemente, o navio Neopanamax (com capacidade superior ao tradicional Panamax) também, após ampliação do Canal.

Qual a principal vantagem do Canal do Panamá para o Brasil? Há duas grandes rotas para conectar o Brasil até a Ásia: uma é utilizar a rota pelo Cabo de Boa Esperança (África do Sul) e outra o Canal do Panamá. O canal apresenta uma grande vantagem: reduz a distância do transporte marítimo entre Brasil e Ásia, principalmente tomando como referência os portos da região Norte e Nordeste do Brasil.

Para se ter uma ideia: a distância marítima entre Belém (PA) para Xangai, na China, pelo Canal do Panamá é de 20,4 mil quilômetros. Utilizando um outro trajeto, que é via Cabo de Boa Esperança (África do Sul), a distância é de 22, 4 mil quilômetros – uma diferença de quase 2 mil quilômetros.

Isso reflete em menor consumo de combustível e outros itens de custos, sem falar no aumento na quantidade de viagens ao longo de um ano que um navio consegue performar com esse ganho de distância. No caso do porto de Santos, o Canal do Panamá não é vantajoso pelo fato de ter uma distância maior de percurso para a China do que em relação ao Cabo de Boa Esperança.

Por outro lado, essa vantagem de distância é devidamente descompensada pela alta tarifa do uso do Canal do Panamá, que tem girado em torno de US$ 80 mil a US$ 300 mil por navio, a depender do tipo de embarcação e carga. Tarifas essas bastante criticadas pelo recém-presidente dos EUA. Para o caso de commodities agrícolas, essa vantagem de distância, principalmente dos portos da região do Arco Norte do Brasil até a China, é perdida, por conta de tal tarifa.

De toda forma, o Brasil ocupou a 15ª posição do ranking de países com maior volume operado no Canal do Panamá, de acordo com as estatísticas disponibilizadas pela Autoridade Portuária do Panamá. No ano passado, o Brasil movimentou 3,4 milhões de toneladas por essa via (1,6% do volume total do Canal).

O maior usuário são os EUA, com um volume movimentado de 157 milhões de toneladas (74,7% do total). Na sequência, aparece a China, com um volume de 45 milhões de toneladas (21,4%). Em termos de América do Sul, o Chile se destaca como o principal país: 17 milhões de toneladas movimentadas.

O Canal se destaca principalmente pela movimentação de contêineres. A movimentação de carga agrícola a granel é pouco expressiva. Grãos, por exemplo, foram 13 milhões de toneladas.

Certamente, tarifas mais competitivas do Canal podem beneficiar a logística brasileira nos fluxos de importação e exportação, principalmente para o Arco Norte, envolvendo a relação com as regiões do Pacífico (costa oeste americana) e Ásia, por exemplo. Da mesma forma, restrições de acesso ao uso do Canal pelo Brasil e seus parceiros comerciais podem trazer impactos na competitividade de custos logísticos.

CLÁUDIO HUMBERTO

"O paciente está na UTI"

Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, sobre a situação fiscal do Brasil

13/02/2025 07h00

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

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Estatais patrocinam evento-palanque para Lula

Tecnicamente quebrado, com rombo de R$500 milhões só em janeiro, como revelou esta coluna, os Correios desperdiçaram R$1,3 milhão para patrocinar um evento que nada tem com sua atividade, o “Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas”, que ocorre esta semana em Brasília. Mas não foi a única estatal a bancar um comício fora de época para o petista. Também Banco do Brasil, Caixa, Serpro e Petrobras foram obrigadas a bancar o evento promovido por entidade presidida por prefeito petista.

É dinheiro público

Os Correios estão sangrando. Sob a presidência do advogado Fabiano Silva dos Santos, o prejuízo chegou a R$3,2 bilhões em 2024.

Pau no trabalhador

O desperdício irritou funcionários dos Correios, muitos com salários atrasados ou com 13º confiscado para bancar dívidas do fundo Postalis.

Grana na gringa

Requerimento na Câmara cobra critérios para patrocínios como os R$600 mil jogados fora na Feira do Livro de Bogotá, Colômbia.

Rasga dinheiro

As demais estatais que bancam o evento-palanque, como a Petrobras, ainda não revelaram quanto torraram para patrocinar o evento.

Hugo Motta anima os defensores da anistia

Ao negar que tenha havido “golpe” ou “tentativa de golpe” na arruaça de 8 de Janeiro de 2023, o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Rep-PB), levou alivio e muito otimismo à oposição, que recebeu como “grande sinalização” positiva sobre o projeto da anistia aos presos políticos condenados a penas consideradas desproporcionais e até cruéis. No PL, a percepção é de que Motta não criará dificuldades para a tramitação do projeto de anistia, melhorando a expectativa de aprovação.

Marca do pênalti

Quatro projetos de lei de anistia aos presos do 8 de janeiro protocolados na Câmara já estão prontos para serem votados.

Motivo claro

Também a declaração do ministro José Múcio (Defesa), reconhecendo que há inocentes entre os condenados, retemperou o ânimo das famílias.

Crime impossível

“É um crime impossível”, argumenta o deputado Rodrigo Valadares (União-SE), relator do projeto da anistia.

Estava escrito

A primeira-dama Janja é certamente a primeira-dama dos últimos tempos que, ao contrário de ajudar a construir uma imagem positiva acaba por prejudicar o maridão presidente. A pesquisa nacional AtlasIntel foi um tiro de bazuca no ânimo dos petistas: 58% dos brasileiros a rejeitam.

Sem factoide

Tarcísio de Freitas (Rep-SP) foi a Lula destravar a licitação do túnel Santos-Guarujá. A imprensa amiga criou versões como “aproximação”. Nada mais falso. O encontro foi cordial, mas sem salamaleques.

Laíza emocionou

Provocou grande comoção mundo afora o vídeo de uma garota, Laíza, fazendo apelo emocionado ao juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que investiga denúncias de abusos de poder do STF. É filha de Clezão, comerciante gente boa de Ceilândia (DF) morto na Papuda. 

Incompreensível

Laíza Cunha contou que o pai, inocente, foi mantido preso pelo ministro Alexandre de Moraes apesar de ser doente, como atestavam relatórios médicos, e com parecer favorável da PGR à sua soltura.

Roubo inexplicado

Passados quatro meses do afano, ninguém sabe que fim levou o assalto ao carro do GSI de Lula no ABC. Sumiu colete à prova de balas, celulares, tablet, crachás funcionais... e ninguém explica nada.

Falando às paredes

Foi um fiasco o evento de 1º aniversário de uma lorota chamada “Nova Indústria Brasil, com Lula no Planalto. Cansados de embromation, ao menos um terço dos convidados deu uma banana ao presidente.

Declínio vertiginoso

Viralizou a trend “Efeito Lula”. Tinha de tudo; gastança do petista com a Janja, disparada da inflação, piora no ranking de percepção da corrupção etc. Com isso, atesta pesquisa AtlasIntel, Lula nunca foi tão mal avaliado. 

Foram os fascistas

E o cotovelo enfaixado de Lula, hein? Oficialmente é um “arranhão” de unha. Mas, à falta de versão aceitável, logo teremos alguém divulgando que a culpa, de novo, é do banquinho e do cortador de unhas fascistas. 

Pensando bem…

…acabar com guerras rendia Nobel da Paz.

PODER SEM PUDOR

Político sob pressão

Indicado governador de Minas em 1977, Francelino Pereira foi muito assediado para nomear correligionários. D. Bilica era das mais insistentes. Ele prometeu atender, mas nada. O tempo foi passando e meses depois encontrou-a instalada logo na primeira fila, numa solenidade. Saudou-a: “Olá, dona Bilica! Tenho uma boa notícia para a senhora: acabei de nomeá-la. Sai amanhã no Minas Gerais, o diário oficial do Estado.” Ela respondeu, em voz alta: “Como o senhor assinou a nomeação se só me conhece pelo apelido?” Constrangido, ele pediu desculpas e a nomeou dois dias depois.

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