Clique aqui e veja as últimas notícias!

COMPRA ONLINE

Como identificar e se esquivar dos golpes mais comuns em sites como a OLX

Delegado orienta os consumidores a terem cautela na hora de fazer negócio pela plataforma
23/01/2021 06:00 - Ricardo Campos Jr

Sites de classificados online não excelentes ferramentas para se livrar de bens indesejáveis e levantar um dinheiro extra, mas todo o cuidado é pouco para evitar cair em golpes. Como a maioria dos criminosos da internet agem de forma semelhante, é possível traçar um “modus operandi” que serve para orientar os usuários a desviar das armadilhas.

O titular da Delegacia Virtual de Mato Grosso do Sul (Devir), Juliano Penteado, disse ao Correio do Estado que são três os estelionatos mais comuns nessas plataformas.

ANÚNCIO FALSO

São casos em que o anunciante recebe o pagamento, mas não envia o objeto negociado. Em alguns casos, a vítima recebe um código de rastreamento falso e, em outros, o criminoso envia um objeto qualquer  no lugar do produto comprado. Já houve registros até de pessoas que receberam pedras no lugar de eletrônicos.

“Para evitar esse tipo de golpe é importante conferir a reputação do vendedor, analisando a quantidade de avaliações e os comentários realizados por outros usuários da plataforma. Havendo suspeita de fraude, consulte a central de atendimento da plataforma antes de efetuar o pagamento e, sempre que possível, opte por realizar o pagamento por meio do sistema da própria plataforma”, afirma o delegado.

Alguns sites, como o Mercado Livre, garantem a devolução do dinheiro desde que o pagamento tenha sido efetuado pelo sistema da própria empresa. “Nesses casos, fique atento caso o vendedor solicite o pagamento por meio de QRCode, pois o código de barras pode direcionar o comprador para outra forma de pagamento, diferente daquela que é garantida pela plataforma de compra e venda”, completa.

Ainda não acabou... Faça login ou cadastre-se para continuar lendo essa notícia gratuitamente

Receba acesso também a outras notícias exclusivas. É rapidinho e não pediremos seu cartão de crédito :)

Quero Me Cadastrar

Já tem cadastro? Faça login clicando aqui