Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PREOCUPAÇÃO

Capital registra mais de 60 casos de violência doméstica em intervalo de 2 dias

Novo canal online de denúncias auxilia vítimas na hora de procurar ajuda, principalmente no período da quarentena
28/04/2020 14:49 - Gabrielle Tavares


 

Foram registrados 67 ocorrências de violência doméstica em Campo Grande no último final de semana, entre eles 10 foram em flagrante, 12 culpados foram presos. Para incentivar vítimas a denunciar agressores foi criado novo canal online, disponível no portal www.pc.ms.gov.br.

Desde o início do ano já foram notificados 1761 casos de violência contra mulher em Mato Grosso do Sul. Apesar do número elevado, houve uma leve queda em relação aos registros no mesmo período do ano passado, entre janeiro e abril de 2019 foram 1942 denúncias. Segundo a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Fernanda Felix as principais motivações dos companheiros ao agredir suas vítimas são “ciúmes, sentimento de posse em relação a mulher, e machismo aprendido e repassado para a sociedade”.

Durante a pandemia da Covid-19, o isolamento social pode ser perigoso para mulheres que moram com seus agressores. No dia 17 de março, um homem foi preso no Bairro Mata do Jacinto em Campo Grande, depois de manter a esposa refém em cárcere privado. Ele a agrediu com uma paulada no joelho e a ameaçou com uma faca. No mês de março, uma outra mulher, dessa vez em Amambai, sofreu traumatismo craniano depois de ser espancada pelo marido.

O canal de denúncia online foi lançado recentemente pelo Governo de Mato Grosso do Sul para auxiliar no combate a violência doméstica. A delegada explica que “é mais uma ferramenta à disposição das mulheres de todo o Mato Grosso do Sul. Em tempo de isolamento é possível receber ajuda sem sair de casa”.

Confira o passo a passo para registrar uma denúncia:

1. No final da página, ao lado esquerdo do site clicar em “B.O Online delegacia Virtual”;

2. No lado superior esquerdo clicar em “Registrar Denúncia”;

3. Selecionar a opção “Violência Contra a Mulher” e em seguida informar detalhes.

Também existe a possibilidade de registrar denúncia contra crianças e idosos. Os números de emergência 180 e 190 continuam funcionando normalmente para efetuar denúncias de violências contra mulheres. A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) funciona 24h por dia em Campo Grande.

 

Felpuda


Embora embalada por vários “ex”, pré-candidatura a prefeito de esforçada figura não deslancha. É claro que ninguém ousa falar em voz alta que o apoio, em vez de alavancar os índices com o eleitorado, está é puxando para baixo. Uns dizem que o título do filme “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” retrata bem a situação. Outros complementam: “... na primavera, no outono, no inverno...”. Como diria vovó: “Aqui você planta, aqui você colhe!”.