Clique aqui e veja as últimas notícias!

SEGURANÇA

O reflexo das medidas de Bolsonaro no acesso dos cidadãos às armas no Brasil

Dados da Polícia Federal revelam que houve aumento na quantidade de portes e registros
10/09/2020 06:00 - Ricardo Campos Jr

Os portes e registros de armas novas aumentaram no Brasil em meio ao vai e vem de medidas para facilitar o acesso a esses equipamentos. Desde janeiro do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou mais de 20 medidas que tentaram alterar as regras de aquisição dos dispositivos, embora várias delas tenham sido derrubadas pelos poderes Legislativo e Judiciário.

Segundo dados da Polícia Federal, divulgados com exclusividade ao Correio do Estado, entre janeiro e julho de 2020 houve 45.733 registros de armas novas na categoria “cidadão”, que não considera quem precisa dos objetos para caça de subsistência, para trabalhar ou para vender.

Esse montante é quatro vezes maior que no mesmo período do ano passado, quando 11.146 pessoas físicas procuraram a corporação para regularizar suas armas. 

As novas concessões de porte aos brasileiros também aumentaram, mas em uma proporção menor: foram 2.413 nos sete primeiros meses desde ano contra 1.176 em 2019, ou seja, em dobro.

Em Mato Grosso do Sul foram 1.309 registros de armas novas este ano contra apenas 231 entre janeiro e julho do ano passado, ou seja, cinco vezes mais. 

Com relação ao porte, o Estado teve 124 novas concessões de porte nos sete primeiros meses deste ano contra 59 no mesmo período do ano passado. O número corresponde aos cidadãos que declararam precisar de uma arma para defesa pessoal.

Somando todos os demais motivos (caça de subsistência, segurança de dignatário e funcional), houve 161 autorizações ano passado contra 214 este ano. 

Ainda não acabou... Faça login ou cadastre-se para continuar lendo essa notícia gratuitamente

Receba acesso também a outras notícias exclusivas. É rapidinho e não pediremos seu cartão de crédito :)

Quero Me Cadastrar

Já tem cadastro? Faça login clicando aqui