Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

OPERAÇÃO CORPUS CHRISTI

Polícia usa drones em operação para coibir crimes no feriado prolongado

Operaçao Corpus Christi começou nesta quinta-feira e vai até segunda, realizada pela PMA
11/06/2020 18:34 - Glaucea Vaccari


Devido ao feriado prolongado e ao aumento de pessoas que se deslocam para locias com recursos pesqueiros, a Polícia Militar Ambiental (PMA) iniciou, nesta quinta-feira (11), a Operação Corpus Christi, com foco na prevenção e repressão aos crimes ambientes, especialmente pesca predatória. Fiscalização será intensificada até a manhã de segunda-feira (15).

Conforme a PMA, apesar da pandemia do coronavírus e recomendações de distanciamento social, é esperado um grande fluxo de turistas locais e outros estados para locais onde é possível a prática da pesca.  

Durante o período, serão feitas diligências em rios, barreiras nas estradas e fiscalização em propriedades rurais, locais de belezas naturais de prática de turismo e outras regiões de interesse ambiental, para prevenir infrações e crimes.  

Para monitoramento das áreas de rios serão usados drones. Segundo a PMA, o equipamento é importante devido ao fato de que muitos pescadores têm rede de informantes, que avisam, via telefone ou com fogos, quando policiais saem para a fiscalização, o que dificulta o flagrante.

Imagens dos drones permitem a identificação dos infratores mesmo quando eles fogem ao avistarem a polícia e permite, consequentemente, que eles respondam pelo crime ambiental. Pena para a pesca predatória é de um a três anos de detenção e multa de R$ 700 a R$ 100 mil.

Apesar do foco na pesca, também serão combatidos crimes como transporte de produtos perigosos, desmatamentos, exploração ilegal de madeira, incêndios, às carvoarias ilegais e ao transporte de carvão e de outros produtos florestais, caça, bem como demais crimes ambientais terão fiscalização intensificada.

Ainda segundo a PMA, o objetivo da operação é evitar que os crimes sejam praticados, prevenindo o desrespeito à legislação, e não prender pessoas. No entanto, Quem for flagrado cometendo infrações será levado à Delegacia de Polícia Civil para lavratura do auto de infração. 

 
 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.